Caxias do Sul já teve quatro planos diretores diferentes desde 1972. Em cada um deles, a zona urbana da cidade foi ampliada. A partir da alteração de 1996, foi possível notar a rápida expansão de caxias e o surgimento de diversos loteamentos, parte estimulada pelas novas regras de zoneamento parte impulsionada pelo crescimento econômico e populacional. Em 2007, com a última alteração do Plano Diretor, houve novo acréscimo nos limites da zona urbana em relação à zona rural. O que deveria favorecer a aquisição de lotes por parte da população mais pobre, acabou fortalecendo a especulação imobiliária e o crescimento ainda mais desordenado.
Leia mais
Revisão do Plano Diretor propõe a redução da área urbana de Caxias do Sul
Crescimento do Norte traz apreensão
Por que o Oeste é a região onde a expansão deve ser maior? Proposta de redução do perímetro urbano não deve impedir expansão de Caxias do Sul
Com base em imagens do Google Earth, que mostra como era a aglomeração de construções em Caxias do Sul em 1984, quando a cidade tinha pouco mais de 220 mil habitantes, e como o cenário está hoje, com 483 mil moradores, é possível ter uma noção de como a zona urbana se espraiou para todos os lados sem critérios, afastando ainda mais a população de serviços básicos e da infraestrutura que historicamente se concentram na área central.
A partir de projeções da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), da Secretaria do Urbanismo e de setores imobiliários, confira para onde Caxias do Sul está crescendo e para onde deve se expandir no futuro. A revisão do Plano Diretor propõe reduzir 21 quilômetros quadrados do perímetro urbano atual, o que equivalente a 2,1 mil campos de futebol. Com isso, a cidade ficaria mais compactada e os serviços públicos seriam mais acessíveis.