A construção do trevo de acesso a Fazenda Souza, na Rota do Sol, em Caxias do Sul, será retomada na próxima semana. A obra está paralisada desde o início do ano devido à necessidade de ajustes técnicos no projeto.
Segundo o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, foi necessário refazer cálculos de quantidade de material devido ao aterramento de uma adutora do Samae. A solução foi adotada para não precisar mover a tubulação. Para isso, porém, foram usadas quantidades de material diferentes da prevista no projeto original. A continuidade das obras também dependia de um aditivo contratual de cerca de R$ 275 mil.
O projeto prevê a construção de uma rótula fechada com canteiros direcionais. Isso significa que o ponto vai ganhar uma rotatória central e canteiros para direcionar os fluxos de trânsito. Dessa forma, a faixa da rodovia vai passar por alargamento e os veículos que trafegam entre Ana Rech e Fazenda Souza não precisarão cruzar os dois sentidos da Rota do Sol de uma só vez, como ocorre atualmente com a chamada rótula aberta. Os motoristas que seguem pela Rota do Sol terão passagem livre.
A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o fim do ano. Ao todo, a obra vai custar R$ 1,2 milhão.