Apenas o campus de Bento Gonçalves tem vagas abertas na Serra para o processo seletivo do segundo semestre no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS). São 30 vagas para técnico em administração, 30 para técnico em hospedagem e outras 30 para bacharelado em agronomia. O curso de pedagogia tem 40 vagas.
As inscrições estão abertas até 14 de maio, no site ingresso.ifrs.edu.br. A seleção dos candidatos ocorre de três formas: por meio da prova do IFRS, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou utilizando um misto das modalidades anteriores. A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 35 para cursos técnicos e R$ 50 para cursos superiores. Mesmo os beneficiados com a gratuidade na taxa, têm de fazer a inscrição.
No total, o IFRS oferece 1.321 vagas. Além de Bento Gonçalves, os cursos são oferecidos em Alvorada, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Rio Grande, Rolante e Viamão. A consulta aos editais pode ser feita também no site da instituição. A prova será em 10 de junho.