A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul espera receber uma proposta formal para analisar se é possível que os ônibus do transporte coletivo passem a parar em frente a escolas da rede pública.
A ideia surgiu em reunião na Câmara de Vereadores na quarta-feira (28), que discutia soluções para garantir a segurança e amenizar as dificuldades de alunos que residem longe das escolas onde estudam.
Leia mais
Pais denunciam falta de vagas em escolas próximas de casa em Caxias do Sul
Falta de vagas em escolas será tema de reunião entre MP e Conselho Tutelar de Caxias
Vereadores sugerem que ônibus do transporte coletivo parem próximos a escolas em Caxias
Quase 50 ações de estudantes de Caxias tramitam na Justiça
Vereadora quer criar vaga gratuita no transporte escolar em Caxias
Na ocasião, os participantes concordaram que a ampliação das linhas de ônibus seria uma possível solução no curto prazo, já que não demandaria grande investimento ou legislação específica.
— Entendemos como uma ideia muito legal. Foi colocado que não faltam vagas, têm escolas fechando turmas, mas não tem como levar essas vagas até as crianças. É uma proposta concreta que não depende de Brasília nem de projeto de lei — aponta a vereadora Paula Ioris (PSDB), que é presidente da Comissão de Enfrentamento da Violência do legislativo e foi uma das articuladoras da reunião.
A Secretaria de Trânsito informou nesta quinta (29), por meio da assessoria de imprensa, que aguardaria o recebimento da proposta para "analisar e discutir o projeto". Diante da informação, a vereadora afirmou que vai realizar o encaminhamento juntamente com as comissões de Educação e de Direitos Humanos da Câmara.
— Tinha uma representante da Secretaria (de Trânsito) presente na reunião que se manifestou dizendo que ia levar (a proposta) de forma informal. Mas todas as propostas estão em ata e vamos começar a olhar cada uma delas — declara.
A discussão sobre o problema de alunos que moram longe das escolas e não podem pagar pelo transporte será retomada na próxima terça-feira (3), no Ministério Público (MP). De acordo com a promotora Regional de Justiça de Caxias, Simone Martini, o encontro tratará do zoneamento escolar e da vinculação das matrículas ao endereço residencial dos alunos.
Também nesta quinta, a vereadora Denise Pessôa (PT) protocolou projeto de lei para criar vagas gratuitas no transporte escolar privado em Caxias. Como contrapartida, as empresas teriam desconto nos impostos.