Após oficializar o convênio com o Detran do Rio Grande do Sul, Garibaldi é o 34º município do Estado e o terceiro da Serra a integrar o programa Balada Segura. Além de Garibaldi, Bento Gonçalves e Caxias do Sul foram integradas em 2014. Contudo, em Caxias, desde novembro de 2011 blitze são realizadas periodicamente. A diferença das ações com o Balada Segura é que junto com as blitze focadas em testes do bafômetro, são realizadas ações de conscientização com os motoristas, como a entrega de panfletos.
De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Garibaldi, Carlo Mosna, fiscais de trânsito e policiais militares também realizam barreiras de trânsito esporadicamente. Porém, com a adesão ao Balada Segura, as ações poderão ser mais frequentes.
Os servidores que atuam no trânsito na cidade passarão por uma capacitação junto ao Detran antes do início dos trabalhos. Além da prefeitura e da Brigada Militar, participarão do Balada Segura policiais civis e integrantes de entidades do município.