Um passeio ao Ecoparque, localizado junto às represas do complexo Dal Bó, no bairro Fátima, em Caxias do Sul, acabou de forma trágica neste final de semana, com o afogamento dos amigos Adrian da Silva dos Santos, 14 anos, e Luan da Silva Matos, 15, moradores do bairro Primeiro de Maio.
O corpo de Luan foi encontrado ainda no final da tarde de sábado, junto às margens, e o de Adrian só foi localizado por volta das 12h30min deste domingo, por mergulhadores, a seis metros de profundidade. No sábado, a família de Adrian havia chegado a registrar o desaparecimento do adolescente.
Segundo testemunhas relataram à polícia, Luan teria se afogado primeiro, e Adrian entrado na água para tentar salvá-lo, afogando-se também. O fato aconteceu no início da tarde de sábado. Os bombeiros foram acionados e começaram as buscas, localizando o primeiro corpo horas depois. As buscas cessaram durante e noite e foram retomadas na manhã deste domingo, com auxílio de mergulhadores de Porto Alegre.
O corpo de Luan está sendo velado no Centro Comunitário do bairro Primeiro de Maio, e será sepultado às 17h deste domingo, no Cemitério Público Municipal. O de Adrian será velado na Igreja Evangélica no Bairro 1º de Maio, no Beco 22, com sepultamento previsto para as 16h da segunda-feira.
Patrulha da Guarda Municipal fiscaliza represas
Para evitar o perigo de afogamentos, é proibido nadar nas represas do Complexo Dal Bó. Uma equipe da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal realiza rondas em todas as represas ligadas ao Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), como das do Dal Bó, Marrecas e Samuara.
— Quando encontramos alguém nadando, explicamos que não pode, que é perigoso. Trabalhamos 24 horas, mas é uma viatura só, não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo — diz o diretor da Guarda Municipal, Ivo Rauber.