Ao canto do Coral Municipal, o reformado chafariz da Praça Dante Alighieri foi apresentado à comunidade de Caxias do Sul no início da noite desta sexta-feira. O destaque ficou para o novo show de luzes, que encantou as crianças. A prefeitura informa que a nova estrutura conta com 70 luminárias subaquáticas com sete cores diferentes que mudam conforme o movimento das águas.
Leia mais
Divisão de Patrimônio avaliará pintura do chafariz da Praça Dante, em Caxias
Nova pintura do chafariz da Praça Dante Alighieri gera questionamentos em Caxias
Em seu discurso, o prefeito Daniel Guerra (PRB) destacou a importância do chafariz na história caxiense e o carinho que os servidores municipais tiveram para com a sua reforma. Enquanto o Coral Municipal apresentava o espetáculo Concerto Brasileiro, as águas voltaram a subir e encantaram os presentes.
Infelizmente, devido a problemas técnicos, os movimentos das águas não acompanharam o ritmo das canções, como estava anunciado. Foi apenas após o evento que a plateia restante pode conhecer outros movimentos do chafariz reformado.
Quem também acompanhou a entrega do chafariz foram manifestantes contrários à proposta de venda da farmácia do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam). Com faixas e camisas pretas, eles pacificamente cobraram respostas do prefeito Daniel Guerra. No início deste ano, a direção da farmácia, que chegou a ter seis lojas em Caxias, anunciou que poderia fechar completamente todas as unidades.
Beleza e economia
O chafariz foi inaugurado em 1937, para a Festa da Uva. É obra do mestre canteiro José Zambon, responsável por centenas de estruturas em pedra em Caxias. A nova estrutura, de acordo com a prefeitura, possibilitará a economia de 360 mil litros por ano e servirá para evitar a proliferação de mosquitos. A obra custou R$ 236 mil.
A manutenção do chafariz é de responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que também fez o plantio de três mil mudas de flores no entorno do equipamento.