A prefeitura de Caxias do Sul divulgou, no final da tarde desta quinta-feira, como será a consulta popular que ouvirá a opinião dos moradores sobre a construção de um terceiro presídio na cidade. As pessoas que quiserem opinar sobre o assunto poderão acessar a página da prefeitura e preencher um formulário online.
A ferramenta estará disponível a partir de segunda-feira e poderá ser acessada até o dia 3 de dezembro, na capa do site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br), no ícone "Consulta pública", e ainda na página oficial no Facebook (www.facebook.com/prefeituradecaxias).
A decisão do prefeito Daniel Guerra de fazer uma consulta ocorreu depois que o governo do Estado acenou com a possibilidade de construir a casa prisional em Caxias, já que o município de Osório desistiu de receber o empreendimento.
Leia mais:
Prefeitura vai usar redes sociais para saber se população quer terceiro presídio em Caxias Caxias do Sul está entre as cogitadas para receber novo presídio
Com lotação limite em presídios, novos presos podem ficar em delegacias de Caxias do Sul
Juízes relatam domínio de presos no Apanhador e sugerem interdição de casas prisionais
Na consulta, serão consideradas as opiniões apenas dos moradores de Caxias. Para isso, ao preencher o formulário, o cidadão terá de informar o nome e o número do título de eleitor. Os dados serão mantidos em sigilo.
Com base no resultado da consulta popular, a prefeitura dirá ao governo estadual se tem ou não interesse em sediar o novo presídio.
Na quarta-feira, o Pioneiro ouviu a opinião de 10 autoridades de diferentes setores do município, que foram unânimes em apoiar a contrução.
Uma enquete lançada pelo jornal, também na última quarta. Até o momento, foram 290 votos a favor e 123 contrários.