A operação estadual Anjos da Lei, realizada simultaneamente em 29 cidades do Estado na manhã desta terça-feira, teve reflexos também na região da Serra Gaúcha. A ação visa combater o tráfico nas redondezas de escolas e é uma parceria do Departamento de Polícia do Interior (DPI) com o Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc).
Em Caxias, a Delegacia de Furtos, Roubos e Capturas (DEFREC) efetuou três mandados de busca e apreensão nesta manhã, mas nada foi encontrado. De acordo com o delegado Joigler Paduano, que responde temporariamente pela Defrec, os alvos da operação eram residências próximas a escolas, duas no bairro São Caetano e uma no Jardim das Hortências.
– Chegamos nos locais por meio de investigações anteriores envolvendo pessoas com antecedentes por tráfico de drogas ali, mas não foi encontrado nada – aponta.
A operação mobilizou seis agentes e um delegado da Polícia Civil no Município.
Na região da Delegacia Regional de Gramado, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Canela, São Francisco de Paula, Taquara, Igrejinha e Três Coroas. O objetivo, conforme o delegado Heliomar Franco, responsável pela ação nestas cidades, era apreender drogas e prender em flagrante pessoas relacionadas ao tráfico.
Durante a ação, apenas um homem foi detido no bairro Cohab, em Igrejinha. Ele estava em casa no momento da abordagem e com ele foi encontrada uma pequena quantidade de maconha. Conforme o delegado, ele não foi preso porque a quantidade de droga era pequena. Ele assinou um termo de compromisso.
Leia mais
Criminosos explodem loja de conveniência e levam caixa eletrônico em São Sebastião do Caí
Homem é baleado após suposta briga por demarcação de terra no bairro Cruzeiro, em Caxias
– O principal resultado é que deixamos a comunidade com a sensação de que há um monitoramento. Porque o nosso objetivo é evitar que estes jovens tenham o primeiro contato com a droga e evitar que possam se tornar mão de obra para o tráfico – afirma o chefe da Polícia Civil.
A ação foi adiantada para a última sexta-feira em Gramado, conforme o delegado. Na ocasião, um homem foi preso e 400 gramas de maconha foram apreendidos. Segundo a Polícia Civil, ele vinha sendo investigado desde o ano passado por atuar na venda de maconha e cocaína. A prisão ocorreu no bairro Jardim, onde o detido residia e também local em que realizava a venda de drogas.
Na ação coordenada pela Delegacia Regional de Gramado, 20 policiais participaram em sete viaturas. No Estado, são 200 agentes envolvidos com a operação.