Foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do Município o decreto que extingue o programa que previa rondas para interação com a população de rua de Caxias do Sul e também oferecia casa de acolhimento próximo à rodoviária. O anúncio do término do serviço foi feito no início deste mês. As informações são da Rádio Gaúcha.
O acolhimento é realizado nas outras três casas da cidade: Carlos Miguel, São Francisco de Assis, e Celeiro de Cristo. Segundo a Fundação de Assistência Social (FAS), as outras casas têm espaço para atender à demanda. O programa Caxias Acolhe foi substituído pelo Superação, que prevê um acompanhamento de cada pessoa atendida. O primeiro atendimento é feito no centro Pop Rua, com uma avaliação inicial.
O Superação prevê um Plano Individual de Atendimento segundo o qual a pessoa atendida deverá obter documentos, se não os tiver, ser encaminhada à rede de saúde, se necessário, complementar escolaridade e fazer o seu currículo para buscar uma colocação no mercado de trabalho. O acompanhamento depende do desejo da pessoa atendida em participar e pressupõe um avanço gradual em cada etapa do plano.O programa Superação também dispõe de uma viatura dirigida por um Guarda para fazer a chamada "Busca Ativa", que é esse contato à noite com pessoas em situação de rua.