Uma iniciativa de um pedreiro, morador de Farroupilha, leva as luzes de natal ao cemitério público da cidade. Há cerca de 15 dias, uma árvore dentro do cemitério é iluminada com cerca de 4 mil lâmpadas. Além disso há um presépio, tudo montado por Luiz Antônio Müller, 54 anos. A ideia é atrair o público para que frequente e cuide mais do espaço.
– Fazer isso é uma coisa que me faz muito bem. As pessoas vem aqui, sepultam os familiares e não voltam, eu queria que viessem visitar, cuidar – afirma Müller, que trabalha como pedreiro autônomo no cemitério.
Leia mais:
Homem constrói Memorial aos Mortos Esquecidos em cemitério de Farroupilha
Müller ainda preparou uma faixa, instalada atrás do presépio, onde está escrito "Com muito respeito, Feliz Natal a todos que estão sepultados neste cemitério". Ele prefere não revelar o gasto com todo o trabalho, mas comprou todo o material e pagou um eletricista para instalar as lâmpadas na árvore. Como a escada utilizada era pequena, conta, não conseguiu que as luzes cobrissem completamente a planta. Para o ano que vem, Müller quer aperfeiçoar o trabalho: planeja adquirir 8 mil lâmpadas, o que ele acredita que seja suficiente para que a árvore fique completamente iluminada. Além disso que, aperfeiçoar o presépio, composto por uma imagem de Jesus Cristo, reis magos desenhados na madeira e animais em vidro.
Outra iniciativa de Müller, um Memorial aos Mortos Esquecidos tem recebido flores de gente que visita o cemitério, no centro da cidade. O memorial foi erguido na metade do ano em um canteiro de flores, próximo ao antigo portão de entrada. O espaço é composto por duas bases de concreto, anjos e uma cruz, além de arcos de meta posicionados no chão.
– O memorial é um sucesso, o pessoal cuida, coloca flores novas, retira as velhas – comemora.
O cemitério, que abriga cerca de 2 mil gavetas alugadas e compradas, além de 1,5 mil capelas, é administrado e mantido pela prefeitura de Farroupilha.