Uma ação que incentiva as boas práticas no meio ambiente entre estudantes do Ensino Fundamental precisa de apoio para 2017. Desenvolvido há sete anos pelo Instituto Orbis em escolas municipais e estaduais, o Projeto Tega (Trabalhos Educacionais de Ganho Ambiental) já despertou a consciência de preservação da natureza e de recursos em 3,6 mil alunos.
Leia mais
Aplicativo ajuda a evitar acidentes com crianças esquecidas em carros
Remoção de casas no Vila Amélia II, em Caxias do Sul, é concluída de forma pacífica
Moradores do Cruzeiro, em Caxias, pedem a instalação de sinaleira em esquina perigosa
O principal objetivo é o fortalecimento da educação ambiental, que já é aplicada nas escolas e em casa. Nos três últimos anos, o público-alvo foram as crianças do 4º Ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Caxias do Sul. Antes disso, o projeto abrangeu alunos da rede municipal.
– Atualmente, na rede estadual, realizamos o projeto na própria sala de aula das crianças. Quando fazíamos a atividade com as escolas municipais, utilizamos o Moinho da Cascata, às margens do arroio Tega – conta Gabriel Simioni, um dos responsáveis pela ação.
Para fisgar a atenção da garotada, os organizadores produzem peças de teatro com fantoches, cujo enredo remete à temática ambiental. Ao final de cada encontro, os alunos são instigados a firmar um compromisso, o que inclui cuidados com água, a destinação correta do lixo e a reutilização de materiais, entre outros.
_ Quando voltamos às escolas, percebemos entre os alunos e professores que existe uma preocupação ambiental maior, seja com o lixo no chão, na separação correta de materiais ou no combate ao desperdício de água. É uma postura que levam também para casa. Os alunos nos relatam a experiência com bastante alegria e entusiasmo _ diz Simioni.
As solicitações e interesse pelo projeto são bastante grandes por parte das escolas, já que ele é realizado gratuitamente através de patrocínio. Para ampliar o projeto, é preciso maior maior contribuição financeira tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.
Quem tiver interesse em ajudar com o trabalho, basta entrar em contato pelo telefone (54) 99972.5851. Mais informações na página facebook.com/institutoorbis.