O primeiro dia de operação do aplicativo Uber em Caxias do Sul mostrou que o serviço funciona, mas pode melhorar. Sem se identificar, a reportagem testou Uber e táxi nesta sexta-feira à tarde e comparou itens como preço, qualidade do veículo e trajeto percorrido. Com veículo em melhores condições e limpo, o Uber levou dois minutos a mais para chegar ao destino final, mas custou praticamente a metade do preço: enquanto o táxi saiu por R$ 25, a novidade saiu por R$ 13,40. No entanto, a repórter que testou o Uber precisou solicitar duas corridas: na primeira, desistiu após espera de 40 minutos, porque o condutor não chegou ao local para buscá-la. Ambas as repórteres pediram as corridas com saída e destino iguais.
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O táxi chegou rapidamente: coletou a passageira em nove minutos. Durante o trajeto, ela puxou assunto com o taxista a respeito do recém-chegado Uber. O profissional disse que gostaria que a população testasse o serviço para comparar e que acredita que, num segundo momento, o valor menor cobrado pelo concorrente pode afastar os motoristas do Uber. Na visão do taxista, o preço baixo do Uber não deve cobrir gastos com combustível e manutenção do veículo.
Para o motorista do Uber, o primeiro dia de serviço também foi de experimentação. A repórter que usou o serviço foi a segunda passageira do dia, às 15h04min – o aplicativo começou a operar oficialmente pouco mais de uma hora antes, às 14h. Questionado pela jornalista, o motorista explicou como o serviço funciona, inclusive esclarecendo que o pagamento não pode ser feito em dinheiro em Caxias e aconselhando:
– Quando eu cheguei, você perguntou o meu nome. O certo é você esperar eu perguntar o seu nome, que aí você vai saber que está tudo certo.
Assim como no Easy Táxi, o aplicativo do Uber mostra o nome do motorista, o modelo do carro e a placa, dados que devem ser observados pelo passageiro, já que os veículos do novo sistema não têm identificação única: as cores são livres e, no caso do teste, o carro era um Onix vermelho.
O Uber desperta tanta curiosidade que até taxistas entraram no negócio e participaram de reuniões preparatórias. A exemplo do que ocorre em Porto Alegre, Caxias do Sul caminha para buscar a regularização do serviço. Na sexta-feira, o vereador Adiló Didomenico (PTB) protocolou projeto de lei para regulamentar o Uber e outros aplicativos semelhantes que venham a operar na cidade. Na capital, vereadores aprovaram após três sessões o projeto que regulamenta Uber, Cabify e WillGo – os dois últimos ainda não desembarcaram em Caxias. Em Porto Alegre, ainda falta sanção do prefeito, José Fortunati.
Motorista estava desempregado
Sem saber que a corrida era, na verdade, um teste para conhecer o novo serviço, o motorista do Uber Ronaldo Almeida Balduíno, 41 anos, mostrou conhecimento do novo serviço e cortesia. Logo no início do trajeto, perguntou se a passageira tinha alguma rota da preferência – como tratava-se de um experimento, a repórter preferiu seguir o trajeto oferecido pelo condutor, que seguiu o aplicativo Waze.
Antes de optar pelo Uber, Balduíno estava desempregado, mas antes trabalhou como caminhoneiro. Viu no aplicativo uma oportunidade de negócio: participou das reuniões e decidiu ingressar no ramo. Ele já tinha o carro, que corresponde aos requisitos: tem quatro portas, ar-condicionado e foi fabricado a partir de 2008. Em Porto Alegre, a chegada do Uber gerou fortes reações de taxistas, inclusive com agressões a motoristas do novo aplicativo. Balduíno está tranquilo:
– Vamos trabalhar normal. A orientação é que, se acontecer alguma coisa, a gente não deve reagir – explicou.
Se depender de como foi a sexta-feira, motoristas de Uber devem ter muitas corridas a fazer: mal estacionou o carro após deixar a repórter e saber que se tratava de uma entrevista, o aplicativo do motorista já apontava novo passageiro à espera.
– Viu só? A gente para e já vem corrida nova – comemorou.
Teste com o Easy Taxi
:: Local de partida: posto de gasolina na esquina das ruas Jacob Luchesi e Frederico Guerra, bairro Santa Lúcia. O aplicativo localizou o passageiro como estando na Rua Jacob Luchesi, 3.803.
:: Local de chegada: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves).
:: Veículo: Fiat Siena ano 2014.
:: Tempo de espera: 9 minutos (chamada às 14h19min e chegada às 14h28min).
:: Limpeza do veículo: regular.
:: Oferta de serviço de bordo: ar quente ligado.
:: Trajeto: Rua Jacob Luchesi, Jacó Brunetta, Matteo Gianella, Bento Gonçalves, Dr. Montaury e Dom José Barea (o motorista não entrou no estacionamento da prefeitura, alegando que não seria possível. A passageira foi deixada na Dom José Barea, junto ao acesso lateral da Câmara).
:: Tempo de viagem: 12 minutos.
:: Cortesia: nada.
:: Preço: R$ 25 (valor original era de R$ 24,95, arredondado para R$ 25).
:: Forma de pagamento: dinheiro.
Teste com o Uber
:: Local de partida: posto de gasolina na esquina das ruas Jacob Luchesi e Frederico Guerra, bairro Santa Lúcia. O aplicativo localizou a passageira na Rua Frederico Guerra, 195.
:: Local de chegada: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves).
:: Veículo: Onix ano 2013.
:: Tempo de espera: o primeiro Uber chamado foi aguardado por 40 minutos e não chegou. A repórter cancelou o pedido e solicitou novo carro, que chegou em cinco minutos (chamada às 15h04min e chegada às 15h09min).
:: Limpeza do veículo: ótimo estado, com aspecto de novo.
:: Oferta de serviço de bordo: havia copos d'água visíveis, mas não foram ofertados.
:: Trajeto: o motorista seguiu o aplicativo Waze, mas antes perguntou se a passageira preferiria seguir outra rota. O roteiro traçado pelo app evitou ruas muito congestionadas e seguiu vias alternativas.
:: Tempo de viagem: 14 minutos z Cortesia: ao chegar para a corrida, o motorista cumprimentou a passageira e abriu a porta do carro. Na chegada ao destino, novamente desceu para abrir a porta.
:: Preço: R$ 13,40.
:: Forma de pagamento: cartão de crédito.