Começa neste domingo a Semana de Doação de Órgãos e Tecidos em Caxias do Sul. A abertura será realizada com o Encontro Gaúcho de Pacientes Renais e Transplantados, a partir das 9h, no Bloco M da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Destacando que o município tem o maior índice de aceitação para doação do Brasil quando a família é consultada, a programação segue até 02 de outubro.
Leia mais:
Patna, em Caxias, enfrenta dificuldades financeiras e precisa do apoio da comunidade
Distribuição de livros movimenta a Praça Dante Alighieri, em Caxias
O foco é conscientizar sobre a importância de ser doador. O Comitê Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos organiza ações de capacitação, orientação e conscientização para a comunidade e profissionais da saúde.
O coordenador da Central Estadual de Transplantes, Cristiano Franke, salienta a relevância de deixar claro para a família a vontade de ser doador. É que existem dois tipos de doadores: o vivo e o que tem morte encefálica. No caso em que houve morte, o transplante só pode ocorrer com autorização documentada de um familiar. Podem ser doados coração, pulmão, fígado, pâncreas, rim, córnea, ossos, músculos e pele.