Uma reunião entre representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Secretaria Estadual do Transportes com o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, no fim da tarde de ontem, selou a autorização do Estado para a construção da rotatória no acesso ao bairro Santa Fé, na Rota do Sol (RSC-453). O projeto precisou passar por reformulações nos últimos meses a pedido do Daer. Agora, com o aval da autarquia, a prefeitura pode finalmente tocar a obra, que ficará sob a responsabilidade da Codeca. A previsão é iniciar os trabalhos entre outubro e novembro, e a conclusão deve ficar para o segundo semestre de 2017.
O ponto que receberá a rotatória fica no km 141 da Rota do Sol, próximo à sede da Codeca, no bairro Centenário II. É considerado um dos trechos mais críticos do trânsito na cidade, devido ao fluxo intenso de veículos e à dificuldade enfrentada pelos condutores que precisam acessar o Santa Fé e outros bairro próximos, e têm de esperar sua vez. Acidentes no trecho são frequentes.
O projeto executivo foi concluído pela prefeitura em outubro do ano passado, mas atrasou porque o Daer pediu alterações na sinalização e no sentido de tráfego de algumas ruas, na reestruturação de retornos e do refúgio central, além de drenagem e reforço no pavimento.
A intervenção prevê a construção de uma rotatória fechada, o que força os motoristas a contornar o canteiro central para seguir adiante. O valor estimado da obra é de R$ 2,6 milhões e pode ser bancado com recursos federais, pois integra o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias).
Recentemente, a prefeitura fez melhorias em outros dois pontos da Rota que eram considerados gargalos do trânsito no município: o semáforo no acesso a Monte Bérico e os redutores de velocidade na entrada do bairro São Ciro II.