A garantia de um pacote de obras para o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, foi dada pela diretora do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP-RS), Lígia Barreto Alves, em reunião extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira, na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Segundo ela, até o final deste ano, a empresa responsável pelas melhorias deverá estar contratada.
Lígia antecipou algumas intervenções já previstas. Entre as quais um elevador que ligue o térreo ao 2º andar; a reforma da seção contra incêndio; a construção de marquise junto à calçada situada em ponto fixo de táxi, em frente ao aeroporto e banheiro na sala de desembarque.
_ Para resolver a chamada cobertura de entrada, por exemplo, ocorreram muitas dificuldades devido a valores e a documentações de prestadores de serviços. O mesmo pode se repetir em relação a outros itens. Por isso, a ideia do pacote _ explicou.
No início do encontro, o vereador Guila Sebben, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle, apresentou 20 apontamentos pendentes, a partir de vistorias da própria comissão, nos últimos dois anos, incluindo demandas estruturais e de manutenção, segurança, transportes e mobilidade, informações financeiras.
A diretora do DAP comunicou que algumas melhorias já foram feitas, como o balizamento e a pintura de sinalização da pista. Afirmou que, por enquanto, a Polícia Federal tem operado via chamados. Mas, segundo ela, no que for resolvida a acessibilidade ao 2º andar, os policiais poderão ocupar a respectiva sala.
Quanto ao pedido por um estacionamento, o chefe de administração de aeroportos do DAP, Rômulo Saraiva, disse acreditar que, em 120 dias, saísse edital para conceder a exploração do espaço à iniciativa privada. Destacou estudos para viabilizar a troca de cadeiras da sala de embarque.