GERAL

Qualidade de vida

Capital da longevidade, Veranópolis será a Cidade Amiga do Idoso

Compromisso firmado com a Organização Mundial de Saúde foi firmado no último fim de semana. Projeto contempla extenso plano de ações para a população idosa 

Prefeitura de Veranópolis / Divulgação
Pesquisa ouviu mais de 800 idosos de Veranópolis, para conhecer as principais demandas que eles esperam ter atendidas

Conhecida como terra da longevidade, nada mais adequado para Veranópolis do que se tornar a primeira cidade brasileira Amiga do Idoso, selo que o município serrano visa receber da Organização Mundial da Saúde (OMS)com uma série de ações em benefício da terceira idade. Uma carta em que a prefeitura firma o compromisso foi assinada durante a 18ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, que ocorreu no último fim de semana, em Veranópolis.

O projeto surgiu no Conselho do Idoso de Veranópolis, com uma pesquisa de avaliação juntos aos idosos, que opinaram sobre as condições que Veranópolis oferece para o envelhecimento ativo de sua população. Mais de 800 idosos das zonas urbana e rural foram questionados sobre os investimentos do poder público em infraestrutura, lazer, transporte, moradia e qualidade de vida. Entre os problemas identificados, estavam a qualidade das calçadas, falta de instituições especializadas no atendimento a idosos, pouca oferta de atividades de lazer e culturais e insegurança.

– Uma parte importante do plano de ação é a questão educativa, que irá ensinar àos mais jovens a melhor forma de lidar com a população idosa. Respeitar o tempo deles para subir no ônibus ou aprender a mexer no computador, por exemplo. Isso será feito nas escolas, no serviço público, com todos que se relacionam com os mais velhos. É importante ter o entendimento que a população idosa vai crescer nos próximos anos e as cidades precisam estar preparadas – comenta Neide Bruscato, 49 anos, presidente do Conselho do Idoso do município.

A partir dos resultados da pesquisa, o plano de ação é o compromisso da prefeitura em revitalizar calçadas e o passeio público, construir um centro de convivência para os idosos e criar mecanismos para a inclusão digital dos moradores. O poder público também se compromete a incentivar a participação em programas sociais e de valorização pessoal e investir na saúde da população. O projeto conta com o apoio da RGE e do grupo CPFL Energia, que destinou mais de R$ 600 mil de seu Imposto de Renda para a realização da pesquisa.

Nos próximos dias, o relatório da pesquisa com os idosos e o plano de ação do projeto estarão disponíveis para download no site da prefeitura de Veranópolis.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO
PUBLICIDADE LEGAL

Timeline Gaúcha

10:00 - 11:00