Os reflexos da greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) só devem ser sentidos nos próximos dias em Caxias do Sul e região. A avaliação é do diretor administrativo do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (Sindicfc), Jovir Bertoti.
Leia mais
Sozinha e de folga, brigadiana evita roubo a malote na ERS-122, em Farroupilha
Greve dos servidores do Detran suspende provas teóricas e práticas em Caxias do Sul
Segundo ele, nesta segunda-feira foram suspensos exames teóricos e práticos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos 11 CFCs de Caxias do Sul. Bertoti não tem levantamento de quantas provas foram canceladas. São mantidas apenas as avaliações médicas e psicológicas, além das aulas teóricas e práticas nos CFCs. Esses serviços são terceirizados. Também não estão sendo afetadas as operações dos Centros de Registro de Veículos Automotores como emissão de documentos, emplacamentos, transferências, vistorias, a fabricação de placas e tarjetas, as atividades dos Centros de Remoção e Depósito de veículos e o atendimento do Disque-Detran (telefone 0800-510-3311).
– Ainda é o primeiro dia e isso não impacta tanto. Se a greve persistir, aí a tendência é acumular os exames práticos e teóricos em Caxias – projeta Bertoti.
O problema só não é maior por conta da crise econômica. Conforme o representante do Sindicfc, a procura para a obtenção da CNH reduziu cerca de 40% nos últimos meses. Outro setor a ser atingido pela greve será o da fiscalização de trânsito. Representantes do Detran devem desfalcar as equipes da Balada Segura, blitze conduzidas em parceria com Brigada Militar, Polícia Civil e fiscalização de trânsito para coibir a condução de automóveis por motoristas alcoolizados.
Os servidores do Detran exigem a reposição da inflação (de julho de 2012 a maio de 2016) aos salários, o fornecimento de auxílio refeição sem a contrapartida do funcionário e a execução de promoções e progressões represadas. Em nota divulgada na sexta, o Detran/RS informou ter encaminhado as reivindicações aos setores competentes.