Uma iniciativa que deu certo no ano passado será repetida a partir desta quinta-feira, na Semana Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul. É a Feira Municipal Ecossolidária, que promove a troca de itens usados por produtos como frutas, hortaliças e roupas. Os resíduos levados pela comunidade valem moedas verdes, itens simbólicos em formato de cartão que podem ser trocados por artigos disponíveis na feira. A programação da Semana segue até domingo, mas a Feira Ecossolidária encerra no sábado.
Cada resíduo descartado equivale a uma quantidade de moedas verdes, conforme tabela da Secretaria do Meio Ambiente disponível no local. A troca ocorre das 10h às 20h e cada pessoa deve levar a sua própria sacola para transportar os artigos e assim evitar a geração de mais restos. No ano passado, três toneladas de resíduos foram arrecadadas _ a procura foi tamanha que os itens disponíveis para resgate esgotaram em poucas horas.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
– No ano passado teve uma criança que trocou garrafas pet por uma calça jeans. A ideia é mostrar que resíduos não são lixo, lixo é aquilo que não tem mais valor econômico. Essa valorização dos resíduos é para mostrar que existe uma cadeia, que há pessoas que vivem da venda de resíduos – aponta o secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech.
Pelo segundo ano consecutivo, a Semana do meio Ambiente ocorre no Centro de Eventos da Festa da Uva. Também estão previstos minicursos, workshops e oficinas pedagógicas de educação ambiental.
Escolas e público em geral podem se inscrever em minicursos ou oficinas pelo telefone 3901.1445, ramal 212. Para as palestras e workshops, as inscrições devem ser feitas pelo site www.smacaxias.com.br. Todas as atividades são gratuitas. A Semana do Meio Ambiente, realizada pela prefeitura e com patrocínio de diversas empresas, segue até domingo, das 9h às 20h, no mesmo local. A entrada é gratuita. A programação completa está no site www.smacaxias.com.br.
O que pode ser trocado:
:: Linha verde: CPU, teclado, mouse, caixa de som, webcam, impressora, no-break, scanner, notebook/ netbook, tablet, modem, switch/ hub, roteador, HD, fonte, pen drive, celular, carregador, transformador, cabo elétrico, placa eletrônica, central telefônica, fax e telefone.
:: Linha Marrom: projetor, DVD player, videocassete, câmera fotográfica, home theater, MP3 player, videogame, agenda eletrônica e controle remoto.
:: Linha Branca: ar-condicionado, geladeira, fogão, forno elétrico, micro-ondas, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, máquina de secar roupa e freezer.
:: Óleo de cozinha, roupas, tampas plásticas, plástico em geral, jornais, potes de vidro e vidros não quebrados. O que não é recolhido:Toner e cartucho de impressora, pilha, bateria (não automotiva), televisor/monitor tubo CRT e demais eletroeletrônicos (rádio, televisor de plasma, LCD eLED, etc.), pneus, móveis e lâmpadas fluorescentes.
Tampinhas para ajudar animais
Tampinhas plásticas podem ser trocadas por utilidades domésticas e ainda ajudar a destinar recursos para a ONG Proteção Animal Caxias (PAC). A troca ocorre no estande do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás). As tampinhas valem moedas verdes confeccionadas em madeira e que imitam uma moeda real, que podem ser substituídas por utilidades domésticas no mesmo local.
Além disso, a escola municipal de educação infantil que coletar o maior número de tampinhas será premiada. O primeiro lugar ganha um retroprojetor, e o segundo, uma máquina de fazer massa. A pesagem das unidades arrecadadas ocorre nesta quinta-feira, também no estande do Simplás. O projeto integra a Engenharia Solidária, de acadêmicos e professores da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O material coletado é vendido para recicladoras, a fim de destinar recursos para PAC.
São aceitas tampinhas plásticas de refrigerantes e água mineral, produtos de beleza, produtos de limpeza, sucos, leite, isotônicos, iogurtes e de remédios.