O drama do Banco de Alimentos de Caxias do Sul, que desde abril não conta com recursos do governo federal, não teria relação com problemas no sistema que libera a verba, segundo afirmou a diretora de Inclusão Social da Segurança Alimentar, Janete Tavares, em reportagem publicada na última sexta-feira.
Conforme a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a prefeitura da cidade é a única responsável pela não liberação do recurso de R$ 1,19 milhão. Apesar de o plano operacional ter sido liberado ainda em março, a lista de quais alimentos o município irá comprar e quais as entidades beneficiadas não teria sido concluída no sistema.
– Em resumo, o recurso está garantido, faltando apenas à prefeitura concluir a inserção dos dados no sistema – disse a assessoria.
Neste ano, o Banco de Alimentos tem sobrevivido apenas de doações. Sem o repasse do governo federal, 40 toneladas por mês não são distribuídas às entidades assistenciais da cidade. Isso é mais da metade das 70 toneladas que eram entregues às 101 instituições carentes cadastradas no programa.
Segundo o secretário da Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Barden da Rosa, técnicos do Banco de Alimentos já inseriram os dados no sistema, a fim de receber os recursos garantidos pelo governo federal. Após a regularização do cadastro, de acordo com o ministério, a verba estará liberada para o uso em 24 horas.