Anunciada em 2014, a terceira fase do Programa de Asfaltamento do Interior (PAI 3) ainda passa por ajustes para a liberação do financiamento das obras e só deve sair do papel em 2017. Serão pavimentados 16 trechos, totalizando pouco mais de 68 quilômetros de estradas de Caxias do Sul. Já as localidades não contempladas nesta etapa amargam uma espera ainda mais longa: se não há data certa para iniciar o PAI 3, tampouco há previsão de quando outros trechos serão atendidos.
O dinheiro que pagará o asfalto – US$ 33 milhões (R$ 116 milhões) – virá de empréstimo e inclui o custo da construção de uma rotatória e de uma passarela no projeto de reformulação do acesso ao bairro Planalto, pela BR-116. O financiamento foi aprovado no dia 10 de maio pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
De acordo com o secretário municipal de Gestão e Finanças, Gilmar Santa Catharina, falta ajustar exigências feitas pelo governo federal para obter o empréstimo da Cooperação Andina de Fomento (CAF), instituição financeira que repassará os recursos do PAI 3.
Tão logo se encerre essa etapa, deve ser firmado o contrato entre o governo federal, o município e a CAF. A partir daí será possível encaminhar as licitações, que também demoram. A expectativa do secretário é abrir os certames ainda neste ano, para que em 2017 máquinas possam ser vistas trabalhando pelos distritos e outras localidades.
Leia mais
Autor de incêndio em pensão de Caxias do Sul é condenado a 46 anos de prisão
Taxistas protestam por morte de colega em Caxias do Sul
Três são presos após assaltar loja nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves
Infraestrutura
Asfaltamento em estradas do interior deve ficar para 2017, em Caxias
O dinheiro que pagará o asfalto virá de empréstimo
Cristiane Barcelos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project