A Campanha do Agasalho 2016 de Caxias do Sul começou com queda na arrecadação em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Fundação Caxias, foram 28.730 peças doadas nos primeiros 15 dias da ação. No mesmo período da edição anterior, foram 35.580. A diferença na arrecadação foi notada principalmente no lançamento da Campanha. Foram 16.810 doações no último dia 7. No primeiro dia da Campanha em 2015, foram 22.035 peças destinadas pela comunidade.
O presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto, considera que a crise econômica contribui para a diminuição das doações. Apesar disso, ele afirma que o número alcançado até agora é bom. Dez entidades já foram beneficiadas.
A cidade tem 800 postos de coleta, espalhados em estabelecimentos comerciais, ônibus urbanos, empresas, repartições públicas, escolas e supermercados, entre outros locais de grande circulação. A meta para este ano é a arrecadação de 200 mil peças. A Campanha do Agasalho segue até 18 de junho.
Bento Gonçalves arrecadou 20 mil peças até sexta-feira
Em Bento Gonçalves, foram 20 mil peças doadas até a sexta-feira (20). O Gabinete da Primeira Dama, que organiza a ação, diz que o número é expressivo e garante que não houve diminuição em relação ao ano anterior.
O entendimento é que a crise até despertou maior espírito de solidariedade. A qualidade dos itens também é destacado pela primeira dama do município, Cynthia Beatriz Gomes Costa Pasin. A Campanha segue até 15 de junho.