O Enem 2022 ocorre nos dias 13 e 20 de novembro e, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC) e Governo Federal, cerca de 3,4 milhões de estudantes, de todos os estados brasileiros, estão cadastrados para realizar a prova. Em um momento tão importante para definir o futuro desses jovens, como se preparar para o exame?
Conversamos com a professora e coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG, Simone Onzi, que deu dicas de como os alunos podem lidar com a pressão anterior à prova e melhorar rotina de estudos, além de abordar a importância do Enem para o futuro acadêmico dos jovens.
Qual a melhor rotina de estudos para ir bem na prova?
De acordo com Simone Onzi, não há uma fórmula específica de como melhorar a rotina de estudos. O que há, é a necessidade do estudante encontrar um equilíbrio.
— Cada estudante deve criar sua própria rotina, baseado no que funciona melhor para ele, seja em tempo, métodos e momentos de estudo — explica.
A professora comenta que mesclar as matérias que gosta e não gosta é uma boa opção para manter o empenho nos estudos:
— É fundamental organizar momentos entre coisas que gosta mais e gosta menos de fazer, para que a rotina não fique pesada e o aluno acabe desistindo.
Outros pontos de destaque, conforme explica a pedagoga, é a organização da agenda de estudos e também do local.
— O aluno precisa organizar os horários de cada coisa e ter um ambiente apropriado para estudos, livre de distrações. Além disso, cabe, dentro desses horários, ter momentos de pausa e ter a disciplina para respeitar o cronograma de estudo montado — enfatiza.
Qual deve ser a preparação durante a semana da prova?
Os momentos que antecedem a prova costumam ser os de maior tensão para o estudante:
— Nas semanas em que irão ocorrer as provas do Enem, o estudante precisa ter uma rotina mais leve e trabalhar apenas com pequenas revisões de conteúdos.
Sobre os cuidados com a saúde, Onzi salienta que a atenção com o sono e a alimentação são importantes.
— Também deve cuidar da saúde mental, fazer exercícios de relaxamento para ajudar a controlar a ansiedade e o nervosismo. O estudante precisa lembrar que fez o seu melhor até o momento e que o Enem ocorre anualmente, ou seja, caso não atinja a nota esperada em 2022, terá outras oportunidades — afirma.
Como absorver melhor o conhecimento?
Absorver os conteúdos é um dos fatores primordiais para garantir uma boa nota no Enem 2022, afinal, o exame avalia o desempenho dos estudantes ao longo do ensino médio. A pedagoga explica que, por mais que cada estudante deva ter seu método próprio de estudos, há dicas que podem ajudar:
— A conexão entre os conteúdos pode ser facilitada se o aluno criar mapas mentais, resumos dos conteúdos e fazer testes práticos e simulados.
As provas de simulados, inclusive, são uma das principais preferências dos estudantes que buscam se preparar para o Enem, realizando exames de anos anteriores ou testes com a junção de questões de provas de diferentes anos. Se você busca um bom simulado para testar previamente seus conhecimentos, pode acessar o Simulados Enem, projeto da Cruzeiro do Sul Educacional, que traz simulados atualizados para auxiliar os estudantes.
Como se sair bem na redação?
Uma das partes mais temidas pelos estudantes ao realizar o Enem é a redação. A professora, no entanto, dá dicas de como se preparar para ela:
— É importante estar atento às principais questões de conhecimentos gerais que aconteceram em nosso país e no mundo nos últimos dois anos.
Sobre o tema da redação, a pedagoga explica a melhor forma de estudar os conteúdos.
— Ao compreender quais seriam esses possíveis temas, o estudante deve buscar entender sobre o que falam, anotando suas ideias e argumentos em relação a temática. Fazer um esboço dos parágrafos, organizando as ideias conforme orientações dos editais do Enem em relação aos critérios de avaliação da redação, e treinar a escrita — destaca.
Para ajudar, a FSG preparou um e-book exclusivo com dicas úteis.
Qual a importância do Enem para o futuro do estudante?
O Enem é mais do que uma simples prova, ele pode definir o futuro acadêmico de uma pessoa, atuando como porta de entrada para os estudantes no ensino superior. Simone Onzi explica quais aplicações podem ser feitas pelo aluno com a nota da prova.
— A nota do Enem é uma abertura de portas para financiamentos educacionais, como PROUNI e FIES, assim como, em universidades e faculdades privadas, como a FSG. Boas notas garantem um percentual de desconto maior nas mensalidades — conclui.
A sua nota no Enem também pode garantir uma bolsa de estudos de até 100% em cursos da FSG. Acesse o site para entender como utilizar seu resultado para conquistar sua vaga em um dos melhores centros universitários do Rio Grande do Sul.