Em um mundo acelerado, em que a competitividade no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada e o empreendedorismo forte no dia a dia das pessoas, entender o papel do ensino superior na formação dos futuros profissionais é fundamental. Com um Ecossistema de Aprendizagem que busca colocar o estudante como protagonista de sua própria história e atenta aos avanços da sociedade, o Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG desenvolveu o Nosso Jeito de Ensinar.
Para que fique claro o que é esse Ecossistema de Aprendizagem e como ele impacta na formação dos estudantes matriculados na FSG, conversamos com a professora Karen Guerreiro, Pró-Reitora Acadêmica da instituição. Ela contou, em detalhes, tudo sobre esse “novo DNA”, que estimula o lado empreendedor e o pensamento crítico dos alunos.
Muito mais do que um projeto
Para a Pró-Reitora Acadêmica da FSG, Karen Guerreiro, o Nosso Jeito de Ensinar vai além de um novo projeto ou metodologia de ensino.
– O Nosso Jeito de Ensinar é mais que um projeto, é um Ecossistema de Aprendizagem do grupo Cruzeiro do Sul Educacional que traz uma visão bastante ampla do ensino – explica.
Conforme Karen, desde 2018 a FSG começou a alinhar o método de ensino com as referências da Cruzeiro do Sul:
– A partir disso, começamos a adaptar nossos métodos para criarmos uma melhor visão de ensino e colocarmos o aluno na posição de protagonista que ele precisa estar.
De acordo com a Pró-Reitora, quando se fala em flexibilidade, formação de professores, de inovação e de pensamento crítico, está se falando do ‘Nosso Jeito de Ensinar’.
– Isso é algo que já tínhamos em nosso DNA quanto FSG. Porém, desde então, tudo está sendo alinhado cada vez mais, em uma única visão de qual a melhor forma de trabalhar a formação dos alunos – destaca.
Todos os recursos à disposição do aluno
Karen explica que o Nosso Jeito de Ensinar coloca todos os recursos da instituição trabalhando em prol da formação e do desenvolvimento dos alunos:
– A visão alinhada entre FSG e Cruzeiro do Sul Educacional nos permite pensar melhor de que forma podemos trabalhar a formação ampla do aluno. Isso envolve a maneira de criarmos os currículos dos cursos, assim como parte também da formação dos professores, da infraestrutura, das tecnologias e dos materiais que disponibilizamos.
Segundo ela, o estudante é guiado para ser o autor da sua formação e do seu conhecimento.
– Os alunos são assessorados, orientados e supervisionados pelos seus professores, como forma de estarem preparados para enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho. Outro ponto importante é o nosso foco no empreendedorismo, estimulando a formação de futuros empreendedores – enfatiza.
Uma formação dinâmica e moderna
A Pró-Reitora salienta que o tipo de formação do Nosso Jeito de Ensinar procura se destacar dos demais:
– O que oferecemos ao aluno é uma formação dinâmica e moderna, que se atualiza constantemente, alinhada com as tendências do mercado de trabalho e o momento de profunda transformação que a gente vive.
Karen destaca o foco dado pela FSG à formação e qualificação do seu quadro de professores.
– Para atender as expectativas do aluno, precisamos, em primeiro lugar, focar na capacitação dos seus formadores, os professores. Temos um trabalho muito importante, interno, de qualificação, alinhado ao método de excelência da Cruzeiro do Sul e verificando quais são os elementos fundamentais que vêm da educação corporativa, para que possamos estar aplicando eles em conformidade com as questões locais – comenta.
Trabalhando uma cultura de inovação
Para a Pró-Reitora, é fundamental, dentro dessa perspectiva gerada pelo Nosso Jeito de Ensinar, trabalhar também uma cultura de inovação.
– A cultura de inovação para nós é algo que nos move. Uma cultura de inovação dentro da empresa FSG e, como empresa inovadora, trabalhar em prol disso com os nossos alunos – destaca.
Por fim, Karen Guerreiro destaca outro dos grandes pilares da filosofia do Ecossistema:
– O estímulo ao pensamento crítico em nossos alunos vem com o objetivo de não formarmos apenas profissionais para o mercado de trabalho, mas também pessoas que tenham uma noção bastante completa e importante da sua atuação como cidadão.
Ela conclui comentando que, com base em sua experiência, a filosofia da FSG é, sem dúvidas, um ponto de destaque:
– Com base nos meus 25 anos de experiência na área da educação, posso afirmar que a maneira de ensino da FSG é moderna e traz para o aluno o que ele precisa para se destacar no mercado de trabalho.
Venha para a FSG e desfrute do Nosso Jeito de Ensinar
Ficou interessado em conhecer mais sobre o ensino do Centro Universitário da Serra Gaúcha? Matricule-se hoje mesmo no processo seletivo da FSG e venha desfrutar de uma instituição que valoriza o protagonismo do aluno, dando ênfase ao empreendedorismo, inovação, pensamento crítico e muito mais.