Geral

Mudanças
Notícia

Prefeitura de Farroupilha lança novo edital para concessão do Parque da Imigração Italiana após antigo gestor devolver administração do espaço

Contrato foi rescindido no final de 2024. Gestão operará por 10 anos e terá que manter o local em ordem. Espaço turístico foi inaugurado na década de 1970, e é uma homenagem aos imigrantes

Prefeitura de Farroupilha / Divulgação
Parque fica em Nova Milano, berço da imigração italiana no RS.

A prefeitura de Farroupilha busca um novo administrador para o Parque da Imigração Italiana, em Nova Milano. Isso ocorre após o antigo concessionário pedir a rescisão do contrato no final de 2024. O edital, que busca firmar uma parceria público-privada (PPP), foi lançado na segunda-feira (27). As propostas devem ser conhecidas no início de fevereiro, conforme o secretário municipal de Gestão e Governo, Thiago Galvan.

Segundo ele, o contrato previa a possibilidade de rescisão, mediante o pagamento de uma multa. O secretário diz que a escolha do antigo administrador se deu por motivos particulares.

— A ideia não é onerar as pessoas que deixam de participar, a ideia é basicamente para que haja uma manutenção das pessoas no local, para fazer algum reparo, custo de organização do próximo edital e tudo mais. A multa não é punitiva total, a ideia é só que exista uma reparação daquilo que o município vai ter que investir para fazer um novo edital — diz Galvan.

De acordo com o secretário, a PPP é uma modalidade que abrange os cuidados com o local por parte do concessionário, por um tempo pré-determinado em contrato, mediamente o pagamento de uma quantia ao poder público. No atual edital lançado, a prefeitura busca um contrato de 10 anos, as propostas devem ser no valor mínimo de R$ 522,38 por mês, ou seja, R$ 62.685,60 no período total. O modelo de gestão já é adotado em outros espaços da cidade, como no Parque Santa Rita, na Praça da Bandeira e na Praça da Emancipação.

Ele tem contratualmente as responsabilidades de cuidar do espaço, administrar, manter os banheiros abertos à população. Em contrapartida ele pode explorar fazendo atividades de venda de produtos regionais, como geleias, vinhos, atendimento, pode vender alguns petiscos, pode explorar a região fazendo algum evento, porque o parque é grande e bonito — explica Galvan, sobre o contrato.

Por outro lado, o museu localizado junto ao parque seguirá com a prefeitura.

De acordo com o secretário de Gestão e Governo, até a assinatura do novo contrato de concessão, a prefeitura fica responsável pelo espaço. Até por isso, ele destaca que podem ocorrer alterações na limpeza e na abertura dos banheiros, por exemplo.

O que tem no parque

Nova Milano é conhecida como o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Inaugurado na década de 1970, o parque homenageia aqueles que chegaram das terras europeias ao Estado gaúcho em 1875 — em 2025 são comemorados os 150 anos da imigração.

O parque conta com um vasto jardim e um monumento inspirado nos primeiros imigrantes que chegaram à localidade. Há também uma gôndola doada pela cidade de Veneza, Itália, em comemoração ao centenário da imigração.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Futebol da Gaúcha

18:30 - 21:00