Estacionada na Praça Cordeiro de Farias, em frente à subprefeitura de Vila Seca, a carreta da Expedição Novos Sorrisos realiza atendimentos odontológicos gratuitos à comunidade caxiense. O trabalho na cidade da Serra se iniciou na terça-feira (5) e segue até o dia 21. Vinculado à Neodent, empresa de implantes dentários de Curitiba e que pertence a um grupo suíço, o projeto está há cerca de 85 dias no Rio Grande do Sul, já tendo passado por cidades como Porto Alegre e Canoas.
Criada em 2016, a Expedição já percorreu diversos estados brasileiros. O Rio Grande do Sul não estava na rota atual, no entanto, com a tragédia climática de maio, houve uma mudança do itinerário com o objetivo de atender a população gaúcha afetada pela enchente.
O trabalho é voltado às ações educativas, focando em como realizar a limpeza correta dos dentes e, principalmente, a prevenção ao câncer de boca. Todos os procedimentos que são recomendados que se realize no dentista a cada seis meses para manter a saúde bucal em dia (como limpeza dos dentes, raspagem de tártaro e aplicação tópica de flúor) poderão ser realizados na carreta.
Mas o cirurgião-dentista Alexandre Carvalho, líder da Expedição, detalha que uma estratégia diferente foi montada para o RS:
— Aqui para o Rio Grande do Sul temos o atendimento de urgências e emergências odontológicas para a população de todas as cidades atingidas e que ficaram sem o acesso à saúde ou com dificuldades desse acesso, principalmente na área da odontologia.
A equipe atualmente tem dois atendentes que realizam os agendamentos, Carvalho como cirurgião, além de uma técnica de saúde bucal, que auxilia nos primeiros atendimentos. A carreta conta com dois consultórios, banheiros e uma recepção.
Carvalho não traça uma meta de quantas pessoas devem ser atendidas em Caxias, mas destaca que em todo o Estado já são cerca de 700 pacientes e mais de 1,1 mil procedimentos.
— Criamos uma parceria com as prefeituras das cidades. Apesar de não termos vínculos com nenhum órgão público, criamos essa parceria respeitando as leis do município e para que a prefeitura nos ajude a gerir essa demanda que vai ser gerada. Por exemplo, fazemos a abertura de canal, nos dentes e aí as prefeituras encaminham esses pacientes para finalização dos trabalhos nos centros de especialidades — detalha.
A servidora pública Fabiana DallAgno Castilhos, 49 anos, garantiu o atendimento nesta semana junto à Expedição Novos Sorrisos. Ela ficou sabendo sobre os procedimentos pela unidade básica de saúde (UBS) de Vila Seca e realizou a limpeza e a restauração de um dente que quebrou há cerca de duas semanas.
— Foi excelente (o atendimento), eu até falei para eles que nunca tinha tido um atendimento odontológico na qualidade que tive aqui — diz Fabiana que, nesta sexta-feira, estava na carreta para apresentar um raio-x solicitado pelo cirurgião.
O aposentado Adão Emerson Rodrigues, 48, estava na fila de espera nesta sexta para realizar a limpeza dos dentes. Ele conta que faz esses procedimentos rotineiramente, mas aproveitou a presença da Expedição para atualizar o atendimento bucal.
— É ótimo (ter o atendimento em Vila Seca) porque dependendo da UBS, a gente tem que esperar muito tempo para conseguir uma vaga — conta.
A ação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h10min. Para realizar os agendamentos é necessário ir até a carreta, em Vila Seca.
Em busca de voluntários
Cirurgiões-dentistas e outros profissionais ligados à saúde bucal podem se voluntariar para os atendimentos na carreta Novos Sorrisos. Para participar, basta acessar o site, consultar os requisitos para o trabalho voluntário e preencher o formulário de inscrição.