A empresa Caxias Pavimentações e Construções Ltda será a responsável pela conclusão da ponte ligando as estradas municipais 92 e João Edgar Jung, no interior de Caxias do Sul. A estrutura vai cruzar o Rio Piaí, no limite das localidades de Vila Cristina e Linha Sebastopol. A construtora venceu a terceira licitação para tentar retomar a obra, paralisada desde 2021.
A construção integra o projeto de pavimentação de cerca de 15 quilômetros das estradas João Edgar Jung e 92, já finalizado. A travessia, com cem metros de extensão, teve as obras iniciadas em abril de 2020. Em março de 2021, no entanto, a empresa responsável paralisou os trabalhos alegando aumento expressivo dos custos, em função da crise gerada pela pandemia. Parte dos pilares já estava construída. Desde então, duas licitações não tiveram sucesso e uma tentativa de contratação direta não avançou.
A primeira tentativa de retomar a obra ocorreu em agosto de 2023, quando não houve empresas interessadas no certame. As negociações para contratação direta começaram no fim do ano, mas não houve tempo hábil de firmar a parceria até 1º de janeiro de 2024, quando entrou em vigor a nova lei de licitações. Por conta disso, o projeto teve de ser licitado novamente. A concorrência ocorreu em maio e teve duas empresas interessadas. No entanto, ambas foram desclassificadas por não cumprirem com todas as exigências.
No último certame, o projeto já havia passado por alterações em relação aos anteriores. A opção foi por fazer a estrutura mais alta em relação à prevista originalmente. Conforme o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, as chuvas de setembro de 2023 e de janeiro deste ano elevaram o Rio Piaí a um nível próximo do que estava projetado para a travessia. Por isso, se optou por alongar os pilares para dar uma margem de segurança maior.
A obra custará cerca de R$ 3,8 milhões, e o prazo de execução é de oito meses. As obras integram o Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI) e serão pagas com recursos obtidos pelo município por meio de empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). A retomada da obra depende da assinatura do contrato e da ordem de início do serviço.
Alternativas de deslocamento
Atualmente já existe uma ponte sobre o Rio Piaí, mas a estrutura permite a passagem de apenas um veículo por vez. Além disso, em períodos de cheia, a estrutura costuma ficar submersa, bloqueando o trânsito. A nova travessia, com duas pistas e maior altura, corrige esses problemas.
A finalização da obra, assim como asfaltamento das estradas do entorno, também facilita o acesso de produtores rurais à BR-116, em Vila Cristina, passando pela localidade de Linha Sebastopol. Os principais beneficiados são moradores de Santa Lúcia do Piaí, Vila Oliva e Fazenda Souza. A ponte e as estradas 92 e João Edgar Jung também vão permitir uma ligação totalmente asfaltada entre a BR-116, em Vila Cristina, e a Rota do Sol, na região de Ana Rech. O trajeto também vai servir de acesso ao aeroporto de Vila Oliva a partir do extremo sul da cidade, quando o terminal estiver em operação.