A aguardada reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi celebrada na manhã desta segunda-feira (21) por gestores municipais e agências de turismo da Serra. A recepção aos turistas e viajantes que chegaram à capital gaúcha contou com a presença de grupos turísticos da região.
Uma comitiva de Gramado, composta por artistas, agências de turismo, parques temáticos, bem como o prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi e o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, estiveram no maior aeroporto gaúcho para receber os visitantes. Representantes da autarquia Gramadotur também estiveram no Salgado Filho divulgando a programação do Natal Luz.
— É uma alegria muito grande, um momento histórico e emocionante, após meses de muitos prejuízos. Essa reabertura era o que faltava para a retomada econômica da nossa região — ponderou Tissot.
A Secretaria de Turismo de Canela também participou do momento simbólico, divulgando a programação do Sonho de Natal, o Parque Bondinhos Aéreos e o Parque dos Dinossauros. Ainda, mascotes da Roda Canela, Space Adventure, SkyGlass, Alpen Park, Jolimont, Garfo e Bombacha e Parque Terra Mágica Florybal estiveram nos terminais de desembarque.
A chegada dos voos também incluiu a apresentação da Super Banda Real, conjunto musical mais antigo de Nova Petrópolis. Os músicos estiveram na Capital juntamente com a comitiva da cidade, composta pelo prefeito Jorge Darlei Wolf, pelo vice-prefeito Martim Weissmann, pela secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Mayara Senna dos Reis, e pela presidente da Rota Romântica, Terezinha Haas.
— Assim como todos os destinos turísticos do Rio Grande do Sul, Nova Petrópolis festeja muito este momento de reabertura do aeroporto. Em parceria com a Fraport e a Rota Romântica, conseguimos autorização para que trouxéssemos este importante símbolo da nossa cultura, que é a música de bandinha. Que isto sirva para motivar cada vez mais visitas em nossa cidade e na nossa região — comentou o prefeito Jorge Darlei Wolf.
A gastronomia da Serra também esteve presente na chegada dos primeiros visitantes ao Rio Grande do Sul. Uma iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo criou um lounge receptivo na parte externa do aeroporto. Ali, chocolates da Prawer, de Gramado, começaram a ser distribuídos. A ação segue até a próxima quinta-feira (24), com previsão de entrega de 1 mil barras.
Ainda, sucos e vinhos de vinícolas da região, como Lídio Carraro, Foppa e Ambrosi, Torcello, Cave de Pedra, Aurora, Almaunica, Cave do Sol, Vallontano, Pizzato, Capoani, Larentis e Miolo, estão sendo distribuídos aos recém-chegados.
Conexão Capital-Serra para o aquecimento do turismo
Conforme o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur Serra Gaúcha), a reabertura do Aeroporto Salgado Filho deverá impulsionar o turismo na região no período entre o Natal e o Ano Novo. A entidade prevê que a ocupação da rede hoteleira da região, atualmente em 39%, deverá ficar praticamente lotada nos próximos meses.
A perspectiva positiva é compartilhada pelo Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) da Região das Hortênsias. Durante os meses em que o Aeroporto Salgado Filho esteve fechado, o comércio de turismo chegou a registrar queda de 30% no faturamento. A expectativa é que se aproxime dos 100% novamente.