Os pedágios da RS-122 em Ipê, Antônio Prado e Farroupilha, e também na RS-446, em Carlos Barbosa, ganharam estações meteorológicas.
Os aparelhos, instalados pela Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), estavam sendo testados e tiveram o funcionamento autorizado pelo governo do Estado. O investimento foi de R$ 142 mil.
As estações meteorológicas são capazes de monitorar temperatura, umidade, precipitação, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica e sensação térmica. Em Antônio Prado e Farroupilha, ainda são capazes de verificar visibilidade e neblina.
O contrato já previa a instalação de dois aparelhos, mas a CSG optou por instalar mais quatro por conta dos eventos climáticos recentes. Pedágios do modelo free-flow em São Sebastião do Caí e Capela de Santana também já contam com os equipamentos.
De acordo com a CSG, os materiais fornecidos pelas estações podem ser utilizados para prevenção de catástrofes climáticas e até para o planejamento de projetos de infraestrutura
Autônomas, as estações utilizam energia solar e transmitem as informações via wi-fi ou redes móveis. Em locais sem comunicação, a estação tem capacidade de armazenar os dados por até seis meses e que podem ser coletados por meio de um aplicativo.
Uma parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) foi firmada para que os dados gerados no trecho de concessão sejam compartilhados. Eles poderão abastecer o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).