A partir das 15h desta sexta-feira (20) será retomada uma importante ligação viária entre as regiões da Serra e Hortênsias.
Inicialmente, o trânsito na Ponte da Cooperação, sobre o Rio Caí, ligando Caxias do Sul e Nova Petrópolis, será liberado para veículos leves por Vila Cristina. A pista é simples e vai permitir o trânsito alternado. A abertura oficial ocorrerá mesmo com chuva.
As obras, segundo o engenheiro da JB Engenharia, Jeferson Dal Bello, responsável pelo projeto, duraram 38 dias - o trabalho começou no dia 12 de agosto.
Clóvis Schumann, membro da CDL Nova Petrópolis e um dos coordenadores da campanha #ReConstruindo Conexões, que financiou a obra, diz que a entrega da ponte é uma "missão cumprida":
— A travessia é muito importante para que a economia volte ao normal em nossa região. As duas regiões (Da Uva e Vinho e Hortênsias) se complementam e a cidade de Nova Petrópolis precisa de turista. Não somos uma cidade industrial e, sim, do comércio e turismo.
Conforme Schumann, o balanço financeiro da Ponte da Cooperação não foi concluído, mas deve ser finalizado na próxima semana.
Trajeto entre Caxias e Nova Petrópolis
O motorista de veículo leve, que sai de Caxias do Sul com destino à região das Hortênsias, fará o trajeto pela BR-116, passando por Galópolis e Vila Cristina. Seguirá em direção à ponte definitiva do Rio Caí, até o km 174 da rodovia federal. Cerca de 100 metros antes da ponte, o motorista ingressa à esquerda na estrada asfaltada que leva para a localidade Sebastopol, interior de Caxias. Após, cerca de dois quilômetros adiante, chegará à Ponte da Cooperação. Ao fazer a travessia, o motorista acessa a Estrada São José do Caí, no interior de Nova Petrópolis. Seguindo à direita, em poucos metros ingressará novamente na BR-116, próximo ao Ninho das Águias.
Neste trajeto, em direção a Nova Petrópolis, o motorista encontrará outro ponto com limitação. A BR-116, no km 181, segue em obras e está com o trânsito parcialmente bloqueado. No local, o tráfego é permitido para veículos leves e flui no sistema pare e siga controlado por conjunto semafórico. Não há previsão de liberação total deste trecho.