O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) está com os níveis de sangue em situação crítica e precisa de doações, principalmente dos tipos sanguíneo AB negativo e O positivo.
As doações devem ser agendadas preferencialmente pelo WhatsApp (54) 98418-8487 ou pelo telefone (54) 3290-4580. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h15min às 16h45min,e aos sábados, das 8h às 12h. O Hemocs fica na Rua Ernesto Alves, 2.260, ao lado da Upa Central.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos que estejam pesando mais de 50kg. Menores de 18 anos necessitam de uma aprovação formal dos pais ou responsáveis. É indispensável a apresentação de documento com foto. No dia da coleta, é necessário estar bem alimentado e não ter consumido alimentos gordurosos nas últimas três horas que antecedem a doação de sangue.
Estoques de sangue nesta segunda-feira (16/9)
- A-: 09 bolsas (Em alerta)
- A+: 124 bolsas (Estável)
- AB-: 01 bolsas (Crítico)
- AB+: 20 bolsas (Estável)
- B-: 10 bolsas (Estável)
- B+: 32 bolsas (Estável)
- O-: 28 bolsas (Em alerta)
- O+: 15 bolsas (Crítico)
Critérios básicos para doação
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal)
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto
- Pesar no mínimo 50kg
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas
Quem não pode doar sangue
- Grávidas e lactantes (antes de completar um ano de amamentação)
- Pessoas que fizeram tatuagem ou piercing recentemente (alguns serviços de coleta de sangue estabelecem inaptidão de seis meses e outros, um ano)
- Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade
- Pessoas com sintomas de doenças infecciosas, como influenza ou covid-19 (a recomendação é aguardar sete dias do término dos sintomas)