A tirolesa que está instalada em um dos vértices do Cânion Fortaleza, no Parque da Serra Geral, em Cambará do Sul, e que fechou nesta quarta-feira (3), estava funcionando há pouco mais de um ano - o equipamento foi instalado em 7 de julho de 2023. Segundo a Urbia Parques, administradora do local, ele é o mais alto das Américas, com 1.099 metros de altura.
Foram necessários seis meses de trabalho para a instalação da tirolesa, que envolveu cerca de 50 pessoas no ano passado.
A operação da tirolesa foi suspensa por tempo indeterminado. Em nota, a concessionária dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, alega que "a operação foi inviabilizada pelo agravamento do baixo fluxo de visitantes nos últimos meses".
Ao andar, o visitante ficava sentado em uma cadeira de tecido suspensa por dois cabos que percorreriam 720 metros de um ponto a outro em um dos cânions mais altos do país.
Era preciso usar capacete e ficar preso por cordas e mosquetões típicos do montanhismo.
Para chegar até a plataforma de saída, o visitante precisava caminhar cerca de dois quilômetros até a borda do cânion. Depois de atestada a segurança, a descida, que levava até três pessoas de 40kg a 110kg por vez, alcançava uma velocidade média de 30 quilômetros por hora.
A atração estava disponível todos os dias da semana, exceto às terças-feiras, das 10h às 16h. O valor era de R$ 150 por pessoa, fora a entrada no parque, R$ 102.