
O distrito de Vila Cristina, no interior de Caxias do Sul, foi um dos mais afetados pelos deslizamentos de terra em função da chuva de maio. A cheia do Arroio Pinhal causou estragos na subprefeitura, no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Renato Del Mese e na unidade básica de saúde (UBS), que está fechada desde que foi alagada. Segundo a prefeitura, todo o mobiliário e os equipamentos foram perdidos.
Desde o dia 14 daquele mês, há quase três meses, a comunidade passou a receber os atendimentos de saúde em um espaço provisório, nos fundos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Nesta terça-feira (6), a secretaria municipal da Saúde (SMS) informou que vai alugar um imóvel maior para poder ampliar os atendimentos até que os serviços possam retornar ao endereço original, que passará por reforma ou reconstrução, o que está sob avaliação técnica. Conforme a pasta, o processo de aluguel está em andamento, mas só divulgará o novo local após o trâmite ser finalizado.
No espaço cedido temporariamente, não há atendimentos com dentista, pois, de acordo com a secretaria da Saúde, não há possibilidade de instalação hidrossanitária para o equipamento odontológico no local. Esse tipo de instalação é o conjunto de tubos, conexões, peças e equipamentos implantados em uma edificação e que viabilizam a alimentação, o acondicionamento e a distribuição de água fria ou quente.
Segundo a pasta, pacientes que procuram a UBS passam por acolhimento e são encaminhados temporariamente a outras unidades de saúde. A mesma situação ocorre para quem precisa se vacinar.
A UBS provisória oferece serviços de consultas médicas, acolhimento com equipe de enfermagem e distribuição de medicamentos não controlados, com receita médica. Conforme a secretaria da Saúde, por semana, são realizadas cerca de 100 consultas (médicas e de enfermagem) e aproximadamente 150 procedimentos (medição de pressão, de glicemia, aplicação de medicação e outros). As consultas são realizadas mediante agendamento.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min.