Moradores do entorno da fábrica de chocolates que pegou fogo na manhã deste domingo (25), em Flores da Cunha, devem deixar as residências devido ao risco de intoxicação causado pela fumaça. A orientação é do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, que está trabalhando no local. As chamas atingiram a Tradição Gourmet Chocolates, marca parceira da DeCacau, no bairro São Gotardo.
Conforme o capitão Gustavo Kist, o fogo está controlado, mas pequenos focos podem fazer com que as chamas comecem novamente. Por este motivo, os trabalhos da guarnição devem ocorrer ao longo da madrugada, podendo se estender para os próximos dias.
— A fumaça é tóxica e houve um grande dano à fábrica. Temos muito material combustível, muita carga de incêndio, e isso contribuiu em demasia para que o incêndio se alastre muito rápido. Considerando o material que está queimando, é de suma importância que o pessoal do entorno da fábrica não permaneça nas residências — alerta o capitão.
De acordo com Kist, materiais como plástico, papelões e gordura vegetal, que estavam na fábrica, contribuíram para que o incêndio se alastrasse em maior velocidade. Os mesmos materiais continuam queimando e gerando os focos de incêndio mencionados pelo capitão.
— O fogo está controlado, porém os trabalhos ainda seguem em razão da característica do fogo, de queimar em superfície e profundidade, com risco de recomeçar. A todo momento nós temos novos focos e seguimos combatendo — pontua Kist.
Incêndio de grandes proporções
As chamas começaram pela manhã e a área segue isolada. Ainda há fumaça nas redondezas, mas sem risco de o fogo se alastrar. Por volta das 16h, foi iniciada a fase de rescaldo e já haviam sido utilizados 100 mil litros de água. Até o momento, não há registro de feridos.
A empresa está situada em uma rua com várias residências no entorno. Uma moradora, que mora ao lado e não quis se identificar, falou que ouviu vários barulhos e só teve tempo de tirar os filhos da moradia.
O que diz a empresa
Por meio de nota, a empresa disse que "a equipe de emergência foi imediatamente acionada e está trabalhando para controlar a situação. Não há feridos. O fogo está sendo controlado e estamos colaborando com as autoridades locais para investigar as causas do incêndio e determinar a extensão do ocorrido".