Na próxima sexta-feira (30) ocorre o 2° Fórum MovimenTEA, promovido pelo Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista, TEAcolhe Caxias do Sul, destinado a profissionais da área e interessados no tema. O evento será realizado às 8h30min, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzaroto, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312).
O encontro contará com palestras, orientações e trocas de experiências. No turno da manhã, o neuropediatra Régis Martins e a nutricionista Luana Marini irão palestrar sobre diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Nutrição e Desenvolvimento no TEA, respectivamente. À tarde, o tema TEA e sexualidade será abordado pela psicóloga Gladslaine Rasia e a enfermeira Chiara Brisotto falará sobre sono infantil.
Conforme a coordenadora do TEAcolhe Caxias, a fonoaudióloga Roberta Padilha, o Fórum MovimenTEA é uma oportunidade para quem quiser aprofundar os conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista, além de ser uma troca de experiências entre profissionais, pais e comunidade.
— Buscaremos levar muito conhecimento por meio da inclusão e conscientização sobre esse assunto. E é importante sempre levar informação à sociedade. O autismo sempre existiu, mas, no passado, muitas pessoas tinham um diagnóstico errôneo e não se sabia o que era autismo efetivamente. E hoje, com os diagnósticos certeiros, nós conseguimos realizar um tratamento, uma intervenção mais eficaz. Quanto mais pessoas conhecerem o tema, mais os autistas serão incluídos na sociedade — sintetiza Roberta.
As inscrições para a comunidade foram encerradas na última sexta-feira (23), pois eram limitadas à capacidade do local. A expectativa de público, segundo a coordenadora, é de cerca de 200 participantes.
O Centro Regional de Referência TEAcolhe Caxias fica no mesmo prédio onde funciona a Unidade Auditiva do Centro de Saúde Clélia Manfro, junto ao Complexo Virvi Ramos, no bairro Madureira. Ele atende os municípios de Caxias do Sul, Canela, Gramado, Linha Nova, Nova Petrópolis e Picada Café. A equipe conta com neurologista, psiquiatra, psicólogos, fonoaudiólogos e diversos outros profissionais da área da saúde.
Inclusão também no cinema
Nesta terça-feira (27) ocorre uma sessão de cinema adaptada gratuita para pessoas com TEA na Sala de Cinema Ulysses Geremia. A chamada Sessão Azul será realizada em dois horários: 15h e 17h30min.
O filme que será exibido será Lino: Uma Aventura de Sete Vidas. Para assistir gratuitamente o filme, basta a pessoa com TEA apresentar sua Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA) ou laudo médico emitido por neurologista ou psiquiatra.
A ação também ocorreu em abril, mês de alusão ao autismo. A iniciativa agradou, e, em 23 de maio deste ano, foi promulgada uma lei municipal para que os cinemas da cidade promovam uma vez ao mês uma sessão gratuita adaptada para autistas.