Após a contratação de um novo farmacêutico, a farmácia que fica dentro do Hospital de Bom Jesus foi reaberta. O espaço ficou fechado entre os dias 26 e 31 de julho, após vistoria da 5º Coordenadoria de Saúde encontrar irregularidades e fechar a estrutura de forma cautelar. A pessoal que era responsável anteriormente foi afastada por decisão da direção do hospital.
O secretário municipal de Saúde, Vagner Biazus, comenta que, além da troca do responsável, todos os funcionários ligados à farmácia estão passando por por capacitações. O atendimento voltou à normalidade e os pacientes não precisam mais ser transferidos para Vacaria por falta de medicação.
Erro na dosagem de medicação
O fechamento cautelar, segundo o secretário, ocorreu depois que foi verificado um erro de cálculo da profissional responsável por ministrar medicamento em pacientes internados. O erro de dosagem, constatado antes do paciente receber o remédio, também gerou uma inconsistência no estoque no sistema do hospital.
— A farmacêutica recebeu a prescrição médica e, na hora de calcular a dosagem, se equivocou e separou uma dosagem menor do que a que foi indicada. O medicamento não foi aplicado no paciente, nem saiu de dentro da farmácia — diz.
A reportagem do Pioneiro tenta contato com a farmacêutica afastada, mas a direção do hospital não divulga nome e nem contato.