Correção: o afastamento da farmacêutica ocorreu por decisão do hospital, e não da 5 ªCoordenadoria de Saúde, como publicado entre as 13h24min de sábado (27) e 16h57min de segunda-feira (29). O texto já foi corrigido.
Após uma fiscalização de rotina feita por uma equipe da 5ª Coordenadoria de Saúde (5ªCRS) no Hospital de Bom Jesus, na sexta-feira (26), a farmácia do local foi interditada temporariamente e, com isso, alguns pacientes internados foram transferidos para Vacaria. O fechamento cautelar, segundo o secretário municipal de Saúde, Vagner Biazus, ocorreu depois que foi verificado um erro de cálculo da profissional responsável por ministrar medicamento nos pacientes internados. O erro de dosagem, verificado antes do paciente receber o remédio, também gerou uma inconsistência no estoque no sistema do hospital.
Biazus afirma que o hospital está funcionando, mas, como a farmácia está fechada, os medicamentos estão sendo pegos na unidade básica de saúde (UBS) do município neste final de semana. A fiscalização da 5ªCRS, segundo ele, ocorre de forma rotineira.
— A farmacêutica recebeu a prescrição médica e, na hora de calcular a dosagem, se equivocou e separou uma dosagem menor do que a indicada. O medicamento não foi aplicado no paciente, nem saiu de dentro da farmácia — diz.
O secretário ainda explica que a farmacêutica foi afastada e que a possível demissão dela será avaliada. Um novo profissional deve ser contratado para assumir o cargo de farmacêutico responsável pelo hospital e uma nova visita da 5ªCRS deve ocorrer na próxima semana.
Pacientes com quadro clínico grave foram transportados de ambulância para o hospital de Vacaria neste sábado. Casos graves que chegarem para atendimento durante todo o final de semana também serão remanejados para a cidade próxima.
A coordenadora da 5ªCRS, Tatiane Fiorio, explica que durante a fiscalização também foram identificados ajustes que precisam ser feitos pelo hospital, mas que ainda na sexta foi encaminhado um planejamento das correções pela direção da instituição:
— Solicitamos correções, mas são simples e devem ser resolvidas logo.
A reportagem busca contato com a farmacêutica afastada.