Cerca de três meses após a tragédia climática que atingiu todo o Rio Grande do Sul, a estrutura da balsa de Santa Bárbara surgiu nesta quinta-feira (15), no Rio Taquari, próximo ao porto de Estrela, no Vale do Taquari.
A Lacel Construção e Apoio Naval, empresa que opera o serviço de balsa entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, ainda não confirmou se a estrutura é a mesma balsa levada pelo Rio Taquari durante a chuva de maio.
A embarcação surgiu um dia depois que as comportas da barragem Eclusa, de Bom Retiro do Sul foram abertas. A determinação de abrir a estrutura partiu da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.
Com isso, o nível do Taquari diminui cerca de dois metros, possibilitando que os municípios e a própria Secretaria Estadual do Meio Ambiente avaliassem a situação do curso d’água para planejar a limpeza do mesmo.
Participante da avaliação, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, afirmou à reportagem que a estrutura de maior volume vislumbrada no Rio Taquari é a possível balsa de Santa Bárbara.
— Além da balsa, tem um volume absurdo de cascalho. Notamos também o estreitamento do nível do Taquari. Há pontos que se tornaram muito difíceis de navegar — detalha.
Conforme Caumo, uma reunião entre a Lacel, membros da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e prefeitos do Vale do Taquari, está prevista para a tarde de quinta (15). Na oportunidade, será definido como os materiais encontrados no Rio Taquari serão retirados.
Relembre a situação
:: A conexão entre Santa Tereza e São Valentim do Sul depende de balsas há praticamente um ano. Isso porque em setembro do ano passado, a ponte que conectava as cidades, na RS-431, foi levada por uma enchente.
:: Em janeiro, as operações da balsa começaram durando apenas cinco meses, quando a tragédia climática atingiu o Estado.
:: A alta do Rio Taquari acabou levando a balsa até a cidade de Estrela.
:: Imagens que circularam nas redes sociais, mostram o momento em que a balsa se choca contra uma ponte na BR-386, entre Lajeado e Estrela.
:: O serviço da balsa foi retomado na semana passada. Contudo, a estrutura utilizada atualmente é menor que a antiga, encontrada no Rio Taquari, em Estrela.