Após um ano em funcionamento do Agenda+UBS, canal de atendimento telefônico que concentra o agendamento de consultas clínicas, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que, pelo menos, seis novas unidades básicas de saúde (UBSs) passem a contar com o serviço até o final de 2024.
Quando foi lançado, em agosto de 2023, a central também incluía canal de agendamentos via aplicativo de mensagens. Atualmente, as consultas devem ser agendadas por telefone, pelos contatos: (54) 3290-4485 ou 3290-4486. Cada UBS tem um dia específico para que o usuário ligue e agende (leia mais abaixo). No ano passado, a expectativa da SMS era que as demais unidades fossem gradativamente contempladas pelo serviço até o final de 2023.
De acordo com a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, a avaliação do Agenda+UBS é positiva e facilitou o acesso às consultas pela população.
— Foi um projeto pensado para que a gente pudesse proporcionar muito mais qualidade e humanização no atendimento dos nossos pacientes. Muitas vezes, eles precisavam ir para as filas de madrugada para fazer o agendamento de uma consulta — explica.
A secretária ainda afirma que a mudança de agendamentos pelo site ou aplicativos para a central telefônica foi com a intenção de democratizar o acesso ao serviço.
— Vimos que fazer pelo site, ou até mesmo por aplicativo, não era algo que fosse atingir de forma igualitária todas as pessoas. Todo mundo, hoje em dia, ou 99% da população tem acesso ao telefone e pode ligar. Dessa forma, a gente torna esse processo igualitário para todos — justifica.
Em um ano do serviço, 14 UBSs foram contempladas com o agendamento:
- Ana Rech
- Cristo Redentor
- Eldorado
- Bela Vista
- Cruzeiro
- Rio Branco
- Esplanada
- Centenário
- Fátima Baixo
- Santa Lúcia Cohab
- São José
- Mariani
- São Leopoldo
- Alvorada
O desafio para ampliar o número de postinhos atendidos, de acordo com a secretária, é o quadro de funcionários da pasta. Para que mais unidades possam ser contempladas, é necessário que mais servidores sejam nomeados. Em um ano, 38 mil consultas foram agendadas pela central. O número não significa aumento no número de consultas, mas, sim, mais conforto e agilidade, de acordo com Daniele.
Confira os dias para agendar a consulta em cada UBS:
Os telefones são (54) 3290-4485 ou 3290-4486.
- Segunda: UBSs Ana Rech, Cristo Redentor e Eldorado
- Terça: UBSs Bela Vista, Cruzeiro e Rio Branco
- Quarta: UBSs Esplanada, Centenário e Fátima Baixo
- Quinta: UBSs Santa Lúcia e São José
- Sexta: UBSs Mariani, São Leopoldo e Alvorada (a partir de 9 de agosto)
As consultas agendadas pela central incluem o acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e acompanhamento de transtorno mental leve, a pessoas em uso contínuo de medicamento e que são acompanhadas nos postinhos. Os usuários que buscarem o agendamento pela central terão o nome completo e o CPF requisitados.