No próximo sábado (17), o Centro de Cultura Ordovás sediará a Hora do Mamaço, uma ação de conscientização sobre o aleitamento materno, das 14h às 17h. A programação integra o Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A atividade, que ocorre mundialmente, terá como tema Amamentação, apoio em qualquer circunstância.
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros seis meses o bebê receba somente leite materno (aleitamento materno exclusivo). No entanto, segundo uma das organizadoras do Mamaço em Caxias, Larissa Simon, a prática ainda é cercada de preconceitos. Por isso, a atividade também busca incentivar que mães sintam-se acolhidas para amamentar seus filhos.
A Hora do Mamaço é uma das diversas atividades previstas para o próximo sábado no Ordovás. A entrada é gratuita e contará também com show, oficina de saúde mental materna, oficina de danças e yogaterapia hormonal.
Apesar de ser um movimento de protesto, Larissa considera que o principal objetivo da ação em Caxias é de fortalecer mulheres numa rede de apoio:
— No ano passado, a gente fez no mesmo local e foi muito forte essa conexão com elas mesmas. Amamentar é uma tarefa que, apesar de ser muito bonita, é muito desafiadora e exige muito da mulher.
Para Larissa, o evento servirá, também, para que as mães sintam-se acolhidas e possam incentivar outras.
— Claro que o objetivo também continua sendo naturalizar a amamentação em público. Mas, pra mim, o maior impacto é essa união das mulheres e elas terem o momento delas — finaliza.
A Hora do Mamaço é um evento mundial, que surgiu em 2006 na França, em que mães com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham e trocam experiências com outras pessoas.
Agende-se
- O quê: A Hora do Mamaço
- Quando: sábado (17), das 14h às 17h
- Onde: Centro de Cultura Ordovás (R. Luiz Antunes, 312)
- Entrada gratuita.