O Hospital Geral (HG) terá a abertura de 40 novos leitos provisórios. O Conselho Diretor da Fundação da Universidade de Caxias do Sul (Fucs) anunciou nesta quinta-feira (18) que aprova a operação. A decisão foi tomada em reunião extraordinária na quarta (17). As estruturas são abertas por conta de um repasse de R$ 17,9 milhões do Ministério da Saúde. Em nota, a instituição afirma que a abertura será de forma gradual a partir de agosto.
Segundo comunicado, serão 30 leitos de clínica geral/enfermaria e dez de Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI). A instalação começa pelas estruturas de UTI.
O custeio do Ministério da Saúde assegura o funcionamento temporária até dezembro deste ano. Em ofício ao município, o Ministério afirma que providenciará o valor para manutenção dos leitos dentro da disponibilidade orçamentária de 2025. Os recursos devem ser viabilizados por meio do Programa de Trabalho “Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade”.
Na nota, a Fucs explica que a continuidade dos leitos depende deste repasse. A fundação calcula que para funcionamento permanente da nova ala é necessário incorporar ao Teto MAC o valor de R$ 35,8 milhões.
— É um avanço para a saúde pública de Caxias do Sul e região, considerando que há diversos pacientes aguardando leitos de terapia intensiva e internação — afirma o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira.
A secretária municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi, afirma que a abertura é uma "notícia excelente". Daniele lembra que comitivas da cidade tiveram reuniões em Brasília para conseguir o recurso. Ao mesmo tempo, representantes do ministério vieram a Caxias e viram as estruturas prontas, apenas precisando da verba para abertura.
— Felizmente, o Ministério da Saúde se sensibilizou, enviou o valor integral para a abertura dos leitos por seis meses, utilizando recursos temporários em função da calamidade, entendendo a importância de ampliar a rede hospitalar da Serra. Até mesmo porque muitos pacientes das regiões afetadas são atendidos aqui em Caxias pelo Hospital Geral e pelo Hospital Pompéia — declara a secretária.
Com a verba, o Hospital Geral terá mais uma etapa da ampliação prevista. Em setembro do ano passado, 70 novos leitos foram abertos.