Amigos, ciclistas, colegas e alunos da professora Cleci Piardi, 37 anos, organizam um ato de oração e recolhimento de produtos de higiene pessoal nesta sexta-feira (19), em Caxias do Sul. A ação ocorre a partir das 18h30min, em frente ao Hospital Pompéia, onde Cleci está internada desde o dia 5 de julho, após ter sido transferida do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages (SC), onde recebia cuidados desde quando sofreu um grave acidente de bicicleta na Serra do Rio do Rastro, em 8 de junho.
Segundo Andrea Fernandes, advogada e amiga de Cleci, a professora foi submetida a uma cranioplastia nesta quinta-feira (18). Este procedimento consistiu na reparação da calota craniana. Na última semana, ela já havia passado por uma cirurgia da coluna cervical e, conforme a amiga, vem se recuperando bem. O procedimento na clavícula, no entanto, ainda não pode ser realizado. Enquanto isso, Cleci utiliza uma tipoia imobilizadora. Ela é acompanhada pelo neurocirurgião Joel Machado.
O quadro de saúde de Cleci continua apresentando evolução positiva. Conforme Andrea, a amiga está no quarto e seu estado de saúde é considerado estável. A professora manifesta alguns reflexos motores, como o movimento de abrir e fechar os olhos. Ela respira com a ajuda de traqueostomia e a alimentação é realizada por sonda gástrica.
Amigos ajudam com doações
Uma nova vaquinha online foi aberta na última segunda-feira (15) com o objetivo de arrecadar R$ 8 mil, recurso necessário para a compra de produtos de higiene pessoal para a professora durante o período de internação. Na manhã desta sexta-feira (19) o valor arrecadado já passava dos R$ 10 mil.
Na descrição da página para as doações, é ressaltado que os recursos serão utilizados para a compra de fraldas, xampu hipoalergênico, lenços umedecidos, toalhas de banho, sabonetes líquidos, cremes preventivos de escaras, cremes para assadura, tipoias e estabilizadores de pernas e pés. Além disso, o valor será utilizado para o pagamento das diárias de uma cuidadora que é responsável por acompanhar Cleci durante o dia. No período da noite, os cuidados são intercalados entre a amiga Andrea e o pai da professora, Clóvis Piardi.
Natural de Vacaria e mãe de uma criança de seis anos, Cleci leciona Educação Física na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Vieira, no bairro São José, em Caxias. Ela também é treinadora e personal trainner. Em 8 de junho, Cleci fazia uma trilha com um grupo de 12 amigos, na SC-390, quando perdeu o controle e colidiu contra o muro de proteção da rodovia. Com o impacto, ela acabou fraturando várias costelas e a clavícula, perfurou o baço e o pulmão.
PROGRAME-SE
O quê: ato de oração e recolhimento de produtos de necessidades básicas para a professora Cleci Piardi
Quando: 19/07, às 18h30min
Onde: em frente ao Hospital Pompéia
O que doar:
- Fralda tamanho M
- Absorvente pós-parto
- Lenço umedecido
- Toalha para banho
- Xampu hipoalergênico
- Toalha
- Sabonete líquido
- Desodorante
- Creme para o corpo
- Enxaguante bucal sem álcool
- Cremes preventivos de escaras
- Cremes para assadura