A Ponte de Ferro de Feliz foi liberada para tráfego por volta das 12h deste domingo (30). A previsão era de que a liberação ocorresse às 17h, mas, em decorrência das condições climáticas favoráveis, foi possível antecipar o horário. O local ainda tem restrições para a passagem de alguns veículos e uma coletiva de imprensa está marcada para as 17h para anunciar novas medidas relacionadas à segurança e conservação da estrutura.
De acordo com a prefeitura, a Ponte de Ferro passou pela continuação dos trabalhos de colocação de estacas metálicas, que servem de apoio para a base do pilar sul. Para o processo, foi utilizado um equipamento de bate-estacas, que foi colocado em cima da ponte com auxílio de um guindaste.
O tráfego no local está liberado com restrições e veículos pesados estão proibidos de passar pela ponte. Veículos leves de até 2,3 metros de altura e 10 metros de largura podem passar normalmente. O passeio lateral, para pedestres, permanece aberto.
A Ponte de Ferro é atualmente a única alternativa de ligação com o interior de Feliz e outros municípios da Serra. Isso porque a ponte de Picada Cará foi derrubada pela chuva de maio. A partir da ligação, o condutor pode acessar a Estrada Picada Cará e, depois, a Estrada São Roque, que levam a Linha Nova. Depois disso, a Rua dos Imigrantes é o caminho para Nova Petrópolis e, consequentemente, para outros municípios da Região das Hortênsias, como Gramado e Canela.