Um tornado atingiu o município de Cambará do Sul na tarde de sábado (11), segundo a Climatempo. Os fortes ventos causaram danos em 57 casas no bairro Vila Santana, além de uma escola e um posto de saúde. Não há relatos de feridos. Conforme o serviço de meteorologia, o tornado, que também ocorreu em Gentil, no norte do Estado, é o mais fraco da escala de medição, chamada de Fujita. O evento climático foi classificado como F0, com ventos entre 104 e 137 km/h.
A Defesa Civil de Cambará do Sul ainda contabiliza os danos na cidade, mas, de acordo com o prefeito, Ivan Borges, todas as cerca de 300 pessoas afetadas já estão sendo atendidas.
— Estamos dando apoio total, foi colocado lona em todas as casas. A Defesa Civil está nos auxiliando com 1,2 mil telhas que estão vindo de Porto Alegre — tranquiliza o prefeito.
Além do tornado, a madrugada entre o sábado e o domingo (12) foi de muita chuva na Serra. Borges relata que o volume expressivo de água fez com que diversos arroios de Cambará do Sul transbordassem, causando alagamento, inclusive, no bairro Vila Santana.