Com o volume de chuva registrado no Rio Grande do Sul ao longo dos últimos três dias, o Rio das Antas está próximo de atingir a nova ponte entre Nova Roma do Sul e Farroupilha. Um vídeo registrado às 16h desta quarta-feira (1) mostra que o nível do rio é elevado, e já está próximo à nova estrutura — que foi inaugurada em janeiro, quatro meses após a ponte antiga ser levada pela cheia do rio, em setembro de 2023.
Segundo o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, o Rio das Antas ainda não atingiu a ponte. Ele explica que o último registro do volume de água é 8 mil metros cúbicos por segundo. Para atingir a ponte, são necessários 9 mil metros cúbicos por segundo.
— Água ainda não chegou na ponte, tem uma barreira muito grande que desmoronou no lado de Farroupilha (na RS-448). Não para de chover na região — explicou Pasuch, que, na manhã desta quarta-feira, expôs a preocupação da comunidade com a possibilidade da água atingir a nova ponte:
— O que eu posso dizer? Um ano atrás, apostávamos a vida que a água nunca chegaria na ponte, hoje eu não sei o que te dizer. Aqui no centro da cidade, a quantidade de chuva que caiu de manhã é apavorante — lamenta.