A ponte da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, vai ficar interditada por tempo indeterminado. A decisão ocorreu após vistoria de técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na manhã desta segunda-feira (13). A travessia no km 174, sobre o Rio Caí, foi fechada ainda no domingo (12), após a pista ceder.
De acordo com o Dnit, a vistoria constatou que um dos pilares da estrutura está completamente comprometido pode colapsar a qualquer momento. O ponto foi sinalizado e a circulação está proibida inclusive para pedestres. Com a chuva do fim de semana, o Rio Caí voltou a subir e atingiu a cota de seis metros acima do nível normal na região.
A ligação entre Caxias e Nova Petrópolis já estava prejudicada desde junho de 2023 após chuvas intensas resultarem em queda de barreira que comprometeu o leito da pista. Com o volume de precipitação das últimas semanas, o ponto voltou a ser fechado e novos danos surgiram não apenas no trecho de Nova Petrópolis, mas também entre Galópolis e Vila Cristina, em Caxias, onde a pista cedeu.
A interdição da ponte, contudo, dificulta ainda mais a ligação entre Caxias e localidades do interior de Nova Petrópolis, como Linha Temerária e Tirol. Nos últimos dias, o acesso às comunidades podia ser realizada por meio da Estrada do Vinho e pelo trecho liberado da BR-116, passando pela ponte.