O tráfego de veículos pesados está terminantemente proibido na Estrada da Uva, entre Caxias do Sul e Vale Real, por sérias rachaduras que foram descobertas no solo, causadas pela chuva que atinge o Rio Grande do Sul. A medida foi informada nesta segunda-feira (13), como forma de evitar acidentes e proteger a integridade estrutural da estrada.
Em nota, a prefeitura afirmou que diversas rachaduras foram descobertas principalmente no trecho próximo à comunidade de São Valentim, localizado a 700 metros do acesso à localidade de Cerro da Glória, em Forqueta. O subprefeito de Forqueta, Daivid Ilha, afirmou que na semana passada já havia uma proibição para o tráfego, que foi desrespeitada pelos motoristas. E que a situação ficou mais grave quando a Estrada do Vinho foi bloqueada para reparos e, novamente, motoristas ignoraram as advertências de sinalização.
Em decorrência dos riscos, ações de sinalização foram intensificadas, como obstáculos físicos que restringem a passagem de veículos grandes, criando um estreitamento na via que permite apenas a circulação de veículos leves. A Estrada da Uva, que liga Caxias e Vale Real, passa por localidades como Loreto, São Valentim e Forqueta Baixa.