Voos de São Paulo tendo Garibaldi como destino. Essa é mais uma das iniciativas da prefeitura garibaldense para potencializar o turismo local. A ideia de interligar a cidade serrana com os visitantes do Sudeste vem sendo estudada há meses e poderá se concretizar a partir da mudança do aeroclube para aeroporto regional.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o projeto do aeroclube já estava sendo estudado antes das enchentes que atingiram o RS. A ideia ganha força com a inviabilização de voos no Salgado Filho, em Porto Alegre.
Conforme a Secretária Municipal de Turismo de Garibaldi, Ana Pauline Mombach, as tratativas para a transformação já estão em andamento. Para dar celeridade ao processo, a prefeitura pretende optar por uma parceria público privada. A expectativa é que o aeroporto esteja em funcionamento até o fim desse ano.
— Nossa estrutura é uma das melhores da região. Nossa pista possui 1.200 metros de comprimento por 30 metros de largura. Já estamos providenciando alguns aperfeiçoamentos para tornar o local apto para receber táxi aéreo e voos com até 40 passageiros, como o realizado pela Azul Express — detalha.
Nesta semana, Ana Pauline se reuniu com representantes da Secretaria Estadual do Turismo para buscar apoio ao projeto. Segundo ela, a participação do Estado é fundamental para que o aeroclube se torne aeroporto.
Atualmente o espaço é administrado pelo grupo Aeroclube Garibaldi, que promove eventos e formação de pilotos. Nas últimas três semanas, o aeroclube se tornou um dos pontos de chegada e partida de voos humanitários em prol das vítimas das chuvas que assolam o estado.