Na noite desta sexta-feira (3), o prefeito Adiló Didomenico concedeu entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, e fez um balanço sobre o trabalho desenvolvido para amenizar em Caxias do Sul os impactos da forte chuva que causa uma das maiores tragédias naturais do Rio Grande do Sul.
Em um dia com menor intensidade de chuva e com a represa Dal Bó apresentando uma condição mais tranquila, pela baixa das águas, ele comentou sobre o principal objetivo das últimas horas, o de chegar até comunidades que estavam isoladas.
— Nossas equipes fizeram incursões para localizar comunidades que estavam ilhadas. Foram ações com muito sucesso. Agora há pouco eu recebi o relato do pessoal. Então, isso nos dá um alento e nos dá ânimo para continuar nessa luta, porque o foco principal, desde o primeiro momento que a gente recomendou é: vamos salvar a vida, vamos proteger as pessoas — destacou o prefeito.
O trabalho seguirá durante o final de semana e um dos focos está na região de Vila Cristina, onde as equipes da prefeitura só conseguiram acessar nesta sexta-feira.
— A sede da subprefeitura de Vila Cristina, a a UBS, foi invadida pelo rio com mais ou menos dois metros de altura de água, com correnteza forte, que tombou o nosso equipamento, carregadeira, carreta de transportar brita, caminhão, empurrou uma moto niveladora contra o obstáculo, levou embora um veículo, que ainda não se sabe aonde foi parar. Para se ter uma noção do tamanho do estrago, e o que nós vamos enfrentar, a UBS, o relato que me chegou agora à noite, que vai ter que ser toda ela refeita — afirmou Adiló, que ainda complementou sobre as dificuldades que serão enfrentadas para reconstruir as estradas do interior de Caxias:
— Hoje, eu diria com toda segurança, que nós não vamos conseguir reconstituir todas essas estradas, e todos esses acidentes, neste ano. Vai ser muito difícil. É muito grande. As pessoas não têm noção do que nós estamos encontrando nesse interior. É algo de cortar o coração. Eu visitei uma cantina agora, onde a família trabalhou durante 40 anos para construir aquele patrimônio. Simplesmente foi arrasado pelo deslizamento da encosta, trazendo junto o parreiral, tudo.