Em um vídeo divulgado nesta quarta-feira (15) em seu perfil em uma rede social, o ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que a ligação entre o centro de Caxias do Sul e o distrito de Vila Cristina, via BR-116, será retomada a partir de amanhã. O fluxo será permitido em sistema pare e siga. O ministro não detalha como está o andamento dos trabalhos na rodovia. O vídeo foi gravado diretamente de Caxias, onde o ministro acompanha os efeitos da catástrofe climática na infraestrutura da região.
— Da ponte do Rio Caí, subindo a Serra até Caxias, nós já vamos liberar até amanhã, em pare e siga, a rodovia — revela Renan.
Atualmente, a BR-116 tem dois trechos interditados no perímetro citado por Renan Filho. O primeiro na altura do km 161, em Galópolis, interditado no dia 2 de maio em virtude de deslizamentos de terra. O segundo fica no km 170. Naquele ponto da estrada, a chuva causou o desmoronamento da pista, reconstruída graças ao movimento da comunidade, que angariou recursos e auxiliou no trabalho de recuperação da estrutura, com acompanhamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A obra está parcialmente concluída, aguardando liberação do órgão federal para a circulação de veículos.
Em relação à ponte sobre o Rio Caí, Renan Filho ressalta que uma estrutura metálica provisória será instalada enquanto a obra de recuperação da ponte for realizada. Ainda não há confirmação da data do início das atividades no local.